Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

​Chuvas em janeiro trazem ‘alívio’ para produtores rurais de Concórdia

No último mês, choveu cerca de 100mm no município.

Por Lucas Villiger
01/02/2022 às 10h08


Nos últimos anos a estiagem vem castigando os produtores rurais de Concórdia e região, causando grandes perdas na agricultura e agropecuária. Com isso, inúmeros problemas aconteceram, o principal deles foi o aumento no custo de produção, impactando no rendimento dos produtores. Mas as chuvas de janeiro vieram em boa hora e trouxeram um certo alívio para o setor.

Segundo o secretário de desenvolvimento agropecuário de Concórdia, Mauro Martini, essas chuvas ajudaram os produtores da cidade. “Nesse mês de janeiro choveu cerca de 100mm, claro que em algumas regiões do município foi um pouco mais ou um pouco menos, mas, com certeza, ajudou bastante, nosso produtor conseguiu fazer com que as pastagens tivessem um crescimento melhor, fazendo com que amenize um pouco o custo de produção”, comenta Martini.

Secretário Martini ainda salienta a difícil situação que os produtores estão passando. “Essa estiagem vem desde 2018, ou seja, ela se estendeu bastante e nosso produtor vem aguentando”, explana. “Nós criamos algumas legislações para auxiliar esse setor através de máquinas, como por exemplo a construção de cisternas, financiamentos através do governo do estado, dentre outras ações”, finaliza Martini.

A expectativa é que a situação continue complicada nos próximos meses, segundo as previsões os efeitos da estiagem continuarão neste ano. Porém, os produtores rurais estão confiantes que as chuvas aconteçam nas próximas semanas e tragam uma certa estabilidade para a atividade e que os custos de produção não aumentem mais.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM