Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

Casan adota ações pra reverter quadro crítico no abastecimento em Concórdia

Município é afetado por manobras que causam interrupção no abastecimento.

Por Luan de Bortoli
21/02/2022 às 06h17 | Atualizada em 22/02/2022 - 09h14


Apesar das ações que estão sendo tomadas, ainda é considerada crítica a situação do abastecimento de água em Concórdia em decorrência do cenário de estiagem que atinge o município e toda a região. A avaliação é da gerente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan local), Janete Farenzena. 

Diversos bairros de Concórdia estão sendo afetados pelas manobras operacionais, que causam interrupção no abastecimento de água. Ou seja, há uma espécie de rodízio, que deixa parte do município sem água em alguns momentos do dia, com retorno e normalização no período noturno ou madrugada. 

O rodízio afeta diversos pontos de Concórdia que já haviam sido atingidos nas vezes anteriores, como é o caso dos bairros Nazaré, Flamengo, Cristal, Redin, Itaíba, Catarina Fontana, Vista Alegre, Primavera, União, entre outros. A região acima do Parque de Exposições também poderá ter momento de redução no abastecimento. 

Conforme Janete, a Casan realizou nos últimos dias a contratação de caminhões para utilizar no transporte de água para auxiliar em ações contra os impactos da estiagem, agindo diretamente para os reservatórios de captação, assim reduzindo os problemas no abastecimento nestes pontos mais afetados.  

Segunda ela explicou, como a estiagem afeta fortemente toda a região, havia certa dificuldade em conseguir veículos para este serviço. No entanto, a Casan conseguiu contratar caminhões de uma empresa de São Paulo. O serviço começou ainda no fim de semana, com cerca de 240 mil litros sendo levados do rio Uruguai até o rio Suruvi. 

A maior parte dos veículos fazem o transporte de água bruta, que é levada até um córrego que desagua no rio Suruvi. Há ainda uma quantidade de caminhões que fazem o transporte de água potável. Esta operação deve durar pelo menos dez dias ou até que quantidade considerável de chuva seja registrada.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM