Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

Casan suspende rodízio em Concórdia, mas mantém transporte de água

Empresa já transportou mais de 11 milhões de litros de água.

Por Luan de Bortoli
01/03/2022 às 06h13 | Atualizada em 01/03/2022 - 18h32


A chuva que atingiu Concórdia nos últimos dias foi bem-vinda. O volume, porém, foi baixo. O município teve aproximadamente 20 milímetros de precipitação, mas a maior parte atingiu a região central de Concórdia. Ainda assim, a avaliação da Casan local é que essa chuva foi boa e ajudou a amenizar um pouco a escassez nos reservatórios.

No entanto, ainda assim, as ações de combate à estiagem para garantir o abastecimento no município prosseguem, informou a Casan à reportagem da emissora nesta segunda-feira. Como a quantidade de chuva foi baixa, ela não serviu para resolver o problema a médio prazo, apenas momentaneamente. Com isso, este efeito poderá passar rapidamente.

Diante disso, o transporte de água continua, embora em menor volume do que inicialmente. De acordo com a Casan, atualmente, do fim da última semana para cá, são feitos transportes de cinco a dez cargas por dia, varianco conforme a necessidade vai surgindo. A água é buscada no rio Uruguai e levada até um córrego, no bairro Guilherme Reich, que deságua no rio Suruvi.

O serviço teve início no dia 19 de fevereiro. Naquele primeiro fim de semana, foram utilizados todos os dez caminhões-pipa contratados pela empresa. E somente naqueles primeiros dias, a medida resultou em um transporte de aproximadamente quatro milhões de litros de água. Até agora, já são cerca de onze milhões de litros levados pelos veículos.

Já as medidas operacionais, que causavam interrupção no abastecimento de água em vários bairros de Concórdia, estão suspensas. Mas isso ocorre de forma temporária, podendo retornar a qualquer momento. A suspensão se dá devido à chuva dos últimos dias e ao transporte de água. As duas ações estão garantindo um abastecimento regular enquanto a seca não retorna com intensidade.

Além disso, a estiagem que atinge fortemente o município continua afetando principalmente o campo. Por isso, a administração municipal continua levando água para algumas comunidades que mais sofrem com o problema. Diariamente, a prefeitura leva de dez a 15 cargas de água, variando conforme a demanda daquele dia.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM