Rádio Rural

NOTÍCIAS


Economia

Depois de um início de ano aquecido, geração de emprego desacelera em Concórdia

Desempenho reduzido foi observado em todo o país.

Por Luan de Bortoli
29/04/2022 às 06h12 | Atualizada em 29/04/2022 - 08h02


Os meses de janeiro e fevereiro foram quase atípicos na geração de empregos em Concórdia, com um desempenho bastante positivo. Mas em março, o quadro mudou. Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta quinta-feira, dia 28, pelo Ministério do Trabalho, ainda que positivo, o saldo foi de 156 vagas criadas.

Este número representou uma desaceleração na geração de empregos em relação ao início do ano, mas manteve uma média para os meses de março da última década. Pelos dados divulgados e levantados pela reportagem, o saldo de março foi uma diferença entre 1.545 contratações e 1.389 desligamentos (que podem ser demissões, troca de cidade e outros).

Além disso, conforme levantamento da reportagem, o resultado de março, apesar de uma desaceleração, não é de todo ruim. O desempenho do mês anterior apresentou um crescimento em relação aos dois últimos anos, quando os números haviam ficado abaixo de 100 vagas criadas, configurando na época um dos piores resultados para o município.

Em relação ao resultado dos setores que mais geram empregos, todos os cinco analisados pelo Caged apresentaram desempenho positivo em Concórdia. O setor com o melhor resultado foi o Comércio, com saldo de 75 vagas criadas, seguido da indústria, enquanto que o pior desempenho ficou com a agropecuária. No acumulado do ano, em três meses, o saldo é de 975 vagas criadas.

Ainda conforme os dados do Caged, Santa Catarina fechou fevereiro com saldo positivo de 11,2 mil novas vagas criadas, entre os cinco melhores desempenhos do país. Enquanto isso, o Brasil gerou 136.189 empregos com carteira assinada em março, uma queda de mais de 50% em relação a fevereiro.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM