NOTÍCIAS



Saúde

Posto do bairro Guilherme Reich terá horário ampliado na próxima semana


Demanda por conta da dengue aumentou; atendimentos serão até 20h.

Por Luan de Bortoli
29/04/2022 às 06h59 | Atualizada em 29/04/2022 - 08h06
Compartilhar


O município de Concórdia é responsável pela atenção básica da saúde. São 28 postos de saúde (cidade e interior), mais o Posto de Retaguarda do Guilherme Reich, que foi referência durante a pandemia do coronavírus e agora também na epidemia da dengue. Juntando todas as unidades, em números apurados até dia 27 de abril, o total de atendimentos no mês foi de 26.200.

Esse número será ainda maior até o dia 30, já que a demanda tem aumentado constantemente. Por isso, o horário de atendimento no Posto de Retaguarda, será ampliado a partir da segunda-feira, 2 de maio, passando a ser até às 20h. O atendimento estendido visa suprir as demandas de fim de dia, considerando “horário de pico” para a saúde. O Guilherme Reich, sozinho, em abril, realizou 7.202 atendimentos.

Destes pacientes, apenas 11 apresentavam estado mais grave e foram encaminhados ao hospital da cidade. Outro dado interessante é que as maiores demandas de atendimentos ocorrem sempre às segundas-feiras, quando a procura chega a ser 400% maior que a do domingo (117 para 537, por exemplo).

Por isso, o município investe nos atendimentos da atenção básica, que é a porta de entrada dos pacientes, onde também é possível trabalhar com prevenção. “Sabemos que as vezes, o horário de atendimento dos postos não possibilita receber os casos de problemas de saúde, que acontecem no fim do dia ou a noite. Mas estamos trabalhando para proporcionar a ampliação deste atendimento, o que evitaria, na grande maioria dos casos, a busca por um atendimento de urgência ou emergência”, afirma a secretária Municipal de Saúde, Leide Mara Bender.

O primeiro passo está sendo dado no Guilherme Reich. A grande dificuldade esbarra no recurso humano. “Temos dificuldade para contratar mais profissionais, que trabalhariam neste turno extra, mas estamos em uma busca constante”, afirma Leide. Para oferecer um atendimento ainda mais especializado, a equipe dos postos de saúde estão recebendo constantemente capacitação, para que mais serviços possam ser oferecidos à população.

Estamos realizando a hidratação de pacientes, devido aos inúmeros casos de dengue e as consequências da doença. Esse era um serviço prestado apenas no hospital, mas agora está disponível também nos postos da cidade e interior”, completa a secretária.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: Assessoria Prefeitura




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM