Rádio Rural

NOTÍCIAS


Coronavírus

Saúde de Concórdia alerta população para o aumento de casos de covid

HSF voltou a ter pacientes internados, mas com quadro leve.

Por Luan de Bortoli
13/05/2022 às 06h10 | Atualizada em 14/05/2022 - 09h40


No início deste ano, o mundo viu os números da covid-19 subirem drasticamente. O Brasil, bem como Concórdia, viveram aquilo que foi o pico da pandemia. No entanto, a partir de março estes indicadores começaram a reduzir rapidamente, nos levando a um novo e melhor momento da pandemia de covid. No início de abril, por exemplo, Concórdia registrava 12 casos da doença por semana.

No entanto, passado um mês, este quadro mudou. Entre o fim de abril e o início de maio, os números da pandemia voltaram a subir. Concórdia praticamente triplicou a quantidade de positivados com doença neste período. Este cenário é observado também em nível estadual e nacional. 

A equipe de saúde da administração municipal de Concórdia está atenta aos fatos e, por isso, alerta a população em relação a este aumento nos indicadores. A enfermeira-chefe da Unidade Sanitária, Mara Sampaio, confirma este crescimento e explica, em entrevista à reportagem da emissora, que uma das causas é a chegada do frio.

“Com certeza. Agora, com a entrada do inverno, começa a propensão a todas as doenças respiratórias, como também é o caso da covid, influenza. Teve realmente agora um aumento de número de casos, não muito significativo, mas começaram a aparecer mais casos. A gente acredita que é pela chegada do inverno, que as pessoas acabam ficando ambientas mais fechados, aglomerados”, destaca ela. 

Depois de praticamente dois meses sem internações, o Hospital São Francisco voltou a ter pacientes internados na ala da covid, mas sem gravidade, conforme Mara Sampaio. Com isso, ela lembra que a pandemia ainda não acabou e, por isso, é preciso que a população ainda alguns cuidados para evitar que mais pessoas sejam contaminadas.

“Teve até ontem uma internação, mas já teve alta, não era grave. São casos mais leves. Mas a pandemia não acabou, a gente vai conviver com a covid por muito tempo. Então, as pessoas não podem abaixar todos os cuidados. Evitar aglomerações, a lavagem das mãos, manter o uso de álcool em gel, e usar máscara, principalmente se tiver sintomas gripais. E não esquecer a vacinação, completar o esquema, principalmente de terceira e quarta doses, que está baixo, só assim estaremos protegidos”.

Em Santa Catarina, nesta semana, é possível observar um aumento no número de casos ativos. Conforme os dados do Estado, são quase seis mil pessoas em tratamento, contra cerca de três mil um mês atrás. No país, depois de semanas com a curva decrescente, nos últimos dias os números voltaram a fazer a curva subir, mesmo que ainda de forma lenta.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM