Rádio Rural

NOTÍCIAS


Educação

Alunos de Concórdia destacam-se na área de robótica

Os estudantes classificaram-se para a próxima fase da FLL.

Por Lucas Villiger
19/05/2022 às 08h10 | Atualizada em 19/05/2022 - 08h32


Na última semana de maio, as equipes AgroTech e AgroRobots representarão o SESI/SENAI do município na etapa nacional dos torneios First LEGO League (FLL) e First Tech Challenge (FTC).

Os estudantes classificaram-se para a próxima fase da FLL após vencerem uma das categorias da competição no último mês de março, na etapa regional, realizada em Criciúma.

Uma das peças fundamentais nos resultados obtidos é a atuação da professora Jandira Saiba, que trabalha há mais de 11 anos na instituição. A docente, que também é MBA em Engenharia de Software, foi responsável por idealizar e formular a AgroRobots, considerada o primeiro time de robótica do SESI/SENAI.

Uma conquista que marcou a trajetória da professora junto aos estudantes foi a vitória na etapa nacional da FLL, na temporada de 2018/2019. O resultado levou os discentes ao Texas, nos Estados Unidos, onde disputaram ao lado de outros países o Campeonato Mundial de Robótica. “A gente leva o nome da nossa educação concordiense e do nosso município. Isso é benéfico para todos”, argumenta.

A representatividade é construída no dia a dia dos alunos, com quem Jandira traz temáticas inovadoras à tona dentro e fora da sala de aula. “Os times são uma extensão. São alunos que participam de um processo seletivo e representam o SESI/SENAI nas competições. Porém, dentro do currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, também temos as disciplinas de Educação Tecnológica e Robótica”, detalha.

Desde 2020, os times também disputam o FTC, competição que tem como um dos critérios de avaliação o empreendedorismo. Com a expansão e o reconhecimento cada vez maior do trabalho desenvolvido em Concórdia, patrocínios têm sido fundamentais para a aquisição de ferramentas e continuidade do projeto. “Tivemos várias empresas parceiras, e queremos agradecer muito às empresas que patrocinaram nossa equipe e acreditaram nas nossas crianças”, relata, mencionando a continuidade da abertura a novos apoiadores.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


 

Fonte: SESI/SENAI





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM