NOTÍCIAS



Saúde

Com surto controlado, UTI infantil do HSF foi reaberta


Estrutura foi interditada após uma bactéria multirresistente ser encontrada.

Por Luan de Bortoli
24/06/2022 às 06h22 | Atualizada em 25/06/2022 - 07h25
Compartilhar


A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Francisco de Concórdia, voltada para os pacientes infantis, já foi reaberta, conforme informou na quinta-feira, dia 23, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, à reportagem da emissora. Isso ocorre depois que o surto de uma bactéria localizada na estrutura foi controlado, de acordo com a pasta.

A reabertura da UTI infantil e neonatal ocorreu nesta semana, na última terça-feira, dia 21 de junho. Ela estava interditada para receber novos pacientes infantis desde a segunda quinzena de maio, ou seja, ficou nesta condição por cerca de um mês. A interdição ocorreu por uma ação da secretaria de saúde e da vigilância sanitária. Novos pacientes já estão sendo recebidos.

A secretaria de saúde de Santa Catarina, porém, não informou se há ainda algum paciente colonizado com a bactéria multiressistente KPC. Até duas semanas atrás, quatro crianças estavam com a presença da bactéria e uma paciente estava com a infecção, conforme havia informado a pasta.

Com o surto controlado, a unidade segue orientação da secretaria de saúde de manter as medidas de limpeza e higienização no hospital, aprimorando o processo de manejo racional de antibióticos para prevenir infecções. A provável causa para a formação desta bactéria era a super lotação da UTI infantil nos últimos meses.

O Hospital São Francisco revelou o fato no dia 19 de maio e informou que medidas haviam sido adotadas imediatamente naquela ocasião. Conforme consta no site do governo federal, em definição, bactérias multirresistentes são microrganismos resistentes a diferentes classes de antimicrobianos testados em exames microbiológicos.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM