NOTÍCIAS



Geral

Defesa Civil confirma ocorrência de tornado em Concórdia


Fenômeno atingiu o município na semana passada.

Por Luan de Bortoli
27/06/2022 às 17h10 | Atualizada em 28/06/2022 - 12h52
Compartilhar


A Defesa Civil de Santa Catarina, através da regional de Concórdia, confirmou na tarde desta segunda-feira, dia 27, que o município foi atingido por um tornado na semana passada. O fato aconteceu na região às margens da BR-153, na quarta-feira, dia 22.

O órgão regional enviou um comunicado sobre a ocorrência do fenômeno à imprensa. Dados anteriores já indicavam que a região havia sido atingida por um tornado, mas restavam ainda dados técnicos, que foram analisados neste início de semana, a partir das informações que são levantadas pelo radar.

"A gerência de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, após análise de imagens de satélite, de imagens de radar, e levantamento em solo, confirmou que Concórdia foi atingida por tornado de intensidade fraca, classificado como F0, que pode chegar a ter ventos de até 116km/h", disse o coordenador da defesa civil estadual, regional de Concórdia, Adilson Oliveira.

A região afetada foi próximo à Vila Jacob Biezus e comunidades como Linha Tiradentes. Uma propriedade, por exemplo, teve danos de grande monta, com destruição de residência e até na estrutura de aviários. Em um posto da BR-153 até uma bomba de combustível foi arrancada com a força do vento.

Naquela ocasião, a Defesa Civil vinha informando que a região de Concórdia seria atingida por um forte temporal, com intensa chuva, chance de granizo e ocorrência de ventos fortes. Este fenômeno, porém, atingiu apenas parte do município. Outros pontos da cidade mal tiveram chuva no momento em que o tornado foi registrado.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM