NOTÍCIAS



Geral

Defesa Civil divulga laudo de tornado em Concórdia e dá mais detalhes do fenômeno


Na ocasião, município teve mais de 90 mil raios.

Por Luan de Bortoli
28/06/2022 às 12h01 | Atualizada em 29/06/2022 - 15h54
Compartilhar


A Defesa Civil de Santa Catarina, através da regional de Concórdia, confirmou nesta segunda-feira, dia 27, que o município foi atingido por um tornado de intensidade fraca, conforme a reportagem da emissora informou. De acordo com o órgão, o fenômeno atingiu o município na última quarta-feira, dia 22, após as 22 horas.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Adilson Oliveira, em quatro dias, Concórdia teve 150 milímetros de chuva, uma quantidade bem acima do esperado. Esse acumulado e o vento forte, conforme ele, causaram danos em toda a região. Mas o maior destaque da ocorrência, explica o coordenador, foi a formação de uma supercelula.

“Esta supercelula atravessou a região depois das 22 horas da quarta-feira, e ela gerou 90.760 raios no município, sendo 72.852 raios entre nuvens e 17.902 que atingiram o solo. Com isso, após análises, a gerência de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina conseguiu concluir que o interior foi atingido pelo tornado de classificação fraca”.

Nesta terça-feira, o órgão estadual divulgou um laudo completo sobre as análises feitas em relação a esta ocorrência registrada em Concórdia. O documento da Defesa Civil traz um apanhado técnico do fenômeno. O laudo pode ser visto logo abaixo.

O fato aconteceu na região que fica às margens da BR-153, deixando um cenário de destruição. Propriedades rurais, especialmente entre Linha Tiradentes e Barra Bonita. Casas e aviários ficaram destruídos. Em um Posto de combustíveis, uma bomba chegou a ser arrancada com a força do vento. 
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM