NOTÍCIAS



Concórdia

​Publicado Edital para Plano de Ação Emergencial visando implantação da segunda barragem em Concórdia


Medida é uma solicitação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina

Por Lucas Villiger
30/06/2022 às 08h02 | Atualizada em 30/06/2022 - 08h12
Compartilhar


A Prefeitura de Concórdia publicou Edital de Tomada de Preços para licitação de empresa especializada para elaboração do Plano de Ação Emergencial, Estudo de Ruptura Hipotética e imagem de satélite MDT para implantação da segunda barragem de contenção de cheia, com intuito de atender a legislação vigente e a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

O prefeito Rogério Pacheco informa que os Estudos também irão atender a solicitação do IMA, o qual é necessário o desenvolvimento de Estudos Hipotéticos de Ruptura da Barragem Projetada, bem como, o Plano de Ação Emergencial, sendo fundamental para elaboração destes a aquisição e utilização de imageamento de satélite com MDT, visando a melhor simulações das condições conforme cotas de níveis da cidade. 

Segundo o secretário de Planejamento, engenheiro Daniel Faganello, essa metodologia deverá suportar importantes questões para gestão da barragem como a sua classificação em relação ao seu potencial de dano ambiental, os limites da mancha de inundação, abrangência do Plano de Ação Emergencial (PAE), além das vedações quanto à implantação de novos empreendimentos. 

A Administração Municipal de Concórdia encaminhou o projeto de implantação da segunda barragem no rio dos Queimados, acima da existente, no Plano 1000, do Governo do Estado. Orçada atualmente em R$ 6 milhões, a prefeitura aguarda a publicação de portaria do Estado autorizando a transferência dos recursos para licitar a execução.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: Prefeitura de Concórdia




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM