NOTÍCIAS



Coronavírus

Confira como está o andamento da vacinação contra a covid-19 em Concórdia


63% do grupo vacinável recebeu a terceira dose até agora.

Por Luan de Bortoli
04/07/2022 às 06h10 | Atualizada em 04/07/2022 - 08h03
Compartilhar


O número de doses de vacinas aplicadas contra a covid-19 em Concórdia manteve uma quantidade de estabilidade em junho, mas apresentou uma pequena queda em relação ao mês de maio. Conforme levantamento realizado pela reportagem da emissora, no mês anterior foram aplicadas aproximadamente 5,8 mil doses no município, contra sete mil em maio. A queda percentual foi de 20,5%.

De acordo com os dados da equipe de saúde de Concórdia, o município fechou junho com 71.473 pessoas vacinadas com a primeira dose ou a dose única (somente primeira dose, são 68.821). Isso quer dizer que 94,4% da população total de Concórdia, composta de 75.683 pessoas, ou 101,3% da população vacinável, pessoas com 5 anos ou mais, um universo de 70.550 moradores, fizeram a primeira etapa.

Já quanto ao esquema inicial completo, o município chega a 67.365 moradores que receberam a segunda aplicação ou a dose única (64.713 somente segunda dose). Ceca de 230 pessoas foram vacinadas nesta etapa no último mês. Em percentuais, 89% da população total de Concórdia já está com o complemento vacinal em dia, enquanto que em relação à população vacinável, são 95,45%.

Em relação à terceira dose, até o fim de junho, cerca de 41.191 pessoas já haviam recebido o reforço vacinal no município. Pelos dados levantados, a equipe de saúde aplicou aproximadamente 1,6 mil doses neste grupo em junho. Isso significa que 54,4% da população total de Concórdia está com o esquema completo. Já quanto ao grupo vacinável – de 12 anos ou mais – o percentual era de cerca de 63%.

Em junho, também teve avanço a vacinação de segundo reforço, a quarta dose. No total, 7.361 pessoas já estão com as quatro etapas da imunização em dia. Foram cerca de 3,8 mil doses aplicadas nesta fase no mês anterior. Assim, cerca de 33% do público desta faixa etária (50 anos ou mais, aproximadamente 22 mil pessoas). Há ainda 764 doses adicionais aplicadas no município.

Com isso, o total de doses aplicadas desde o início da campanha, em 16 meses, chega a aproximadamente 185.502 mil imunizantes. Em julho, os números devem permanecer neste patamar com o avanço da aplicação da quarta dose.

Em Concórdia, recentemente começou a aplicação da quarta dose em pessoas de 40 anos ou mais. E a expectativa é que isso seja ampliado para outras idades. No entanto, a procura pela terceira e quarta doses segue abaixo do esperado em um momento de aumento de casos no município.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM