NOTÍCIAS



Geral

Inovação e tendências no setor foram temas do Fórum Supermercadista Acats 2024


O Fórum é um dos mais importantes encontros do setor varejista de Santa Catarina.

Por Ederson Vilas Boas
18/10/2024 às 10h21 | Atualizada em 18/10/2024 - 10h26
Compartilhar


A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu nesta semana o Fórum Supermercadista Acats 2024. O evento, que foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro na sede da Associação em Florianópolis, foi voltado para empresários, executivos e profissionais que atuam no setor supermercadista que buscam se preparar para as tendências e inovações que impactarão o varejo nos próximos anos. Um dos destaques da programação foi a palestra com o Vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Economista, Marcos Cintra, que falou sobre a Reforma Tributária e seus impactos no setor de supermercados.

Programação

No primeiro dia, profissionais e empresários do setor puderam trocar experiências e discutir as últimas tendências em cultura organizacional, sucessão familiar, comunicação nas relações de consumo e eficiência operacional.

Na abertura do encontro, o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, pontuou a importância do evento que teve como tema “Conexões inspiradoras: potencializando competências e gerando resultados”. 

“Precisamos estar atentos às mudanças no comportamento do consumidor e às novas ferramentas tecnológicas. A transformação digital, sustentabilidade e a experiência do cliente são pontos-chave para o sucesso dos nossos negócios”, falou. O Fórum teve mais de 300 inscritos, também para participação on-line.

O primeiro dia do Fórum contou com a palestra “Cultura organizacional: promovendo um ambiente de pertencimento, engajamento e crescimento”, apresentada pela Diretora de Gente e Cultura da Softplan, Alejandra Nadruz. 

“Um modelo mental define um comportamento, e o comportamento define o resultado. A forma como os líderes e colaboradores se comportam no dia a dia em cada interação com o consumidor e cliente final vai impactar diretamente nos resultados. Por isso, quando falamos em setor supermercadista, a cultura da empresa, quando bem definida, é extremamente valiosa”, ressalta.

Na sequência, Bruno Frias, Customer Success Manager da Checkout RH, apresentou “Formação e desenvolvimento pessoal na operação das lojas”. Juliano Camargo, CEO da Nextop, apresentou o Talk Soluções “Tecnologia e inovação para o varejo”. Em sua fala, Camargo abordou tendências na eficiência operacional e melhorias desenvolvidas e pensadas para o consumidor. 

Ainda na primeiro dia do Fórum, Gilson Faust, Consultor Sênior de Governança da GoNext Governança & Sucessão, tratou de “Passo a passo para uma sucessão familiar descomplicada”. Segundo Faust, a sucessão bem planejada é a chave da longevidade da empresa. “Falar sobre perenidade empresarial é falar de processo de sucessão bem planejado. A maioria dos negócios deixa de existir porque a sucessão não aconteceu da forma adequada. Um processo de sucessão precisa ser planejado, acompanhado e desenvolvido”, explica. De acordo com a Pesquisa Global da Pwc, 44% das empresas não têm plano de sucessão.

No painel “Governança e sucessão: preparando a próxima geração de líderes”, a Gerente Comercial Bonno Atacadista e Varejo, Francielly Crestani, e o Gerente Administrativo no Supermercado Carol, Rogério Tridapalli Junior, debateram os desafios do processo sucessório. “Ou a gente acerta ou a gente aprende. Herdeiro a gente mima, sucessor a gente treina”, afirma Tridapalli. O painel contou com mediação de Gilson Faust. 

Consumidores como aliados

Michele Rebelo, Diretora do Procon/SC e Delegada de Polícia, participou da Conversa com Especialista, que teve mediação da Assessora Jurídica da Acats, Drª. Regina Queiroz, sob o tema “Importância da comunicação nas relações de consumo”.

“Precisamos trabalhar não apenas reconhecendo a vulnerabilidade do consumidor, mas também atuando como um apoio forte para todos os setores empresariais. Queremos ser um ponto de suporte, de esclarecimento e promover parcerias integradas. A Administração Pública está se orientando cada vez mais para essa integração. O Estado, por si só, não consegue atender todas as demandas e é por isso que alguns líderes e gestores se destacam, pela coragem e ousadia de atuar dessa maneira”, fala.

Eficiência catarinense

Márcio Milan, diretor institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apresentou dados que reforçam a liderança de Santa Catarina no setor supermercadista. Segundo Milan, a eficiência dos supermercados catarinenses entre 2016 e 2023 alcançou 98,36%, superando a média nacional de 98,13%. “Santa Catarina está acima da média do Brasil, o que demonstra a força do nosso setor e o compromisso com a melhoria contínua”, destacou Milan. Com perdas limitadas a 1,64%, os supermercadistas catarinenses seguem empenhados em aprimorar ainda mais suas operações, consolidando o estado como referência em boas práticas de gestão no varejo alimentar.

Milan destacou a importância da transparência no setor supermercadista em relação ao aumento de preços, um tema frequentemente mal compreendido pelo público. “O supermercado não remarca preços, ele comunica que o preço subiu”, afirmou Milan, apontando que nos últimos quatro anos, a mídia já tem adotado essa visão mais clara sobre o assunto. Para ele, essa mudança de postura é fundamental para o setor, assim como o é a abordagem sobre a prevenção de perdas.

Redução e prevenção de perdas

Para compartilhar um Case de Sucesso, o Analista de Qualidade da PariPassu, Pietro Schenardi, contou como desenvolveu uma jornada de qualidade para o Supermercado De Angelina, que registrou -2,3% de perdas no setor de hortifrúti entre abril e setembro de 2024. O Gerente de Prevenção de Perdas do De Angelina, Ederson Alves, contou como foi a experiência, a automatização de processos e os resultados positivos na eficiência operacional. 

No encerramento do primeiro dia de atividades, a Especialista em Riscos e Prevenção de Perdas da Inwave Brasil, Vanessa Urbieta, explicou como o uso de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) pode auxiliar na redução de perdas nas empresas. 

“Essa reflexão destaca um ponto interessante sobre o uso da tecnologia no varejo alimentar, especialmente em termos de segurança e controle de processos. O uso de câmeras para além da segurança tradicional, como para monitorar procedimentos de segurança alimentar, é um exemplo de como a inovação pode otimizar processos e reduzir a necessidade de intervenção humana direta em tarefas repetitivas. É uma estratégia que, se bem implementada, pode trazer grandes benefícios para o varejo alimentar”, explicou.

Segundo dia

No segundo dia do Fórum Supermercadista Acats 2024, especialistas abordaram temas essenciais para o setor varejista de Santa Catarina. Com destaque para a palestra “Reforma Tributária e seus impactos no setor de supermercados”, os profissionais também assistiram a painéis e participaram dos Encontros de Negócios.

No primeiro painel, a Diretora de Supply Chain do Grupo St. Marche, Eliane Souza, destacou a importância de uma logística integrada e bem planejada para atender às expectativas do cliente, especialmente em um contexto em que o tempo de entrega e a adaptação ao momento de consumo são primordiais. De acordo com Souza, o conceito de “ponta a ponta” abrange todo o processo, desde a produção até a entrega ao cliente, incluindo a logística reversa, que se torna cada vez mais relevante com as exigências de ESG (ambiental, social e governança) e a gestão de resíduos. 

Em sua fala, a Diretora ainda destacou o planejamento integrado, a sincronização de processos e os benefícios, como agilidade, visibilidade e coordenação. “Na logística, cada etapa precisa estar sincronizada para que o processo flua de maneira eficiente e entregue o valor esperado ao cliente. A chave para essa harmonia é o planejamento perfeito, que garante que todas as peças da cadeia estejam alinhadas para o sucesso”, explica. A conversa teve mediação do Coordenador do Comitê de Logística da Acats e Gerente de Logística da Rede Giassi Supermercados e Combo Atacadista, José Roberto Sampaio.

Na sequência, o Diretor da Prolog e Autor da plataforma Ser Logístico, Carlos Menchik, comandou a Conversa com Especialista “A inteligência artificial e a excelência operacional na supply chain”. O painel contou também com mediação de José Sampaio.

De acordo com Menchik, a transformação constante no ambiente de negócios e na tecnologia exige que todos mantenham uma mentalidade de aprendizado contínuo, conhecida como “long life learning”. Isso é fundamental para acompanhar as mudanças e não ficar para trás. 

“Assim como uma pessoa que para de aprender corre o risco de se desatualizar e perder relevância no mercado, o mesmo acontece com as empresas. Uma organização que não evolui ou não se adapta às mudanças do mercado, da tecnologia e das expectativas dos consumidores corre o risco de ser superada por concorrentes. A mensagem aqui é clara: o progresso e a evolução são indispensáveis, seja em nível individual ou empresarial, para garantir a competitividade e a relevância no cenário atual”, pontua.

Talk Soluções

Diretor de Projetos da Scanntech, Rodrigo Formariz, apresentou o painel “Dados que transformam: a nova era da eficiência promocional no mercado de SC”. Na apresentação, Formariz falou sobre empresas e indivíduos que conseguem adotar a mentalidade de “pensar fora da caixa” para alcançar melhores resultados. Para Formariz, dessa maneira é possível superar expectativas e alcançar resultados que antes pareciam impossíveis. Isso ressalta a importância de usar dados, engenhosidade e a vontade de desafiar o status quo para progredir e se destacar. 

“O exemplo do Brasil, especificamente a região Sul com um desempenho mais acelerado, reflete como o uso de tecnologia e dados pode destacar tendências regionais e orientar ações estratégicas. Esse tipo de abordagem, onde tudo está interligado e se complementa, é o que transforma o modo de operar e faz com que empresas consigam se antecipar às necessidades, otimizando a cadeia de suprimentos e melhorando a experiência do cliente”, explica.

Neurociência e inteligência emocional

“Maturidade emocional é uma questão individual. Não dá para você simplesmente passar para os seus filhos o desenvolvimento emocional. Você pode passar valores, conhecimentos, mas o desenvolvimento emocional, não. E esse é o dilema. Em vez de resistir ou lutar contra as emoções, o foco pode estar em aceitar que elas fazem parte da experiência humana e encontrar formas de gerir seus efeitos ao longo do tempo”, diz.

A fala é do Presidente e Fundador do Instituto Márcio Schultz de Eneagrama, Márcio Schultz, durante a palestra ”Neurociência aplicada à inteligência emocional: como potencializar relacionamentos e aumentar a produtividade no trabalho”. Segundo Schultz, criar um ambiente onde os colaboradores se sintam autorrealizados é fundamental para o sucesso organizacional. Isso exige compreender e valorizar o que cada pessoa traz de único para a equipe, promovendo um espaço onde elas possam aplicar suas habilidades de forma que faça sentido para elas.

“Quando as pessoas estão alinhadas com seu propósito interno, elas naturalmente se tornam mais engajadas e colaborativas, contribuindo para a solução de problemas de forma eficaz e criativa”, finaliza.

O último dia do Fórum contou ainda com o painel “Conflitos jurídicos-tributários que afetam o setor supermercadista”, que teve participação dos Advogados Manuella Mazzocco (Rosseto Advogados), Eduardo Lamy (Lamy e Faraco Lamy) e Alessandro Marceddu (Grupo Koch), sob mediação do Assessor Tributário da Acats, Marcos Koenig.

No encerramento do Fórum, o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, enfatizou a importância do evento. “A Acats é uma entidade de referência no Brasil, construída com o esforço e dedicação de todos os profissionais envolvidos no setor de supermercados, por isso o engajamento e a participação dos supermercadistas em eventos e atividades que fortalecem o setor é tão importante”, afirma.

O Presidente mencionou ainda o orgulho de estar à frente da Acats por dois anos e fez um convite especial para a participação no jantar de encerramento do ano e no Prêmio Fornecedores 2024, que será realizado no dia 27 de novembro. Simioni reforçou a necessidade de valorizar aqueles que prestam serviços de qualidade e incentivou a participação ativa nas questões que afetam o segmento, como a recente conquista junto ao Secretário da Fazenda sobre as ECFs. Ao final de sua fala, o Presidente chamou os supermercadistas à ação, ressaltando que a construção de um futuro melhor começa pela participação ativa nas entidades representativas e no acompanhamento das questões locais, estaduais e nacionais.

O Fórum teve patrocínios de Marquespan, Hershey’s, Camil, Nextop, Checkout RH, Scann Tech e Indústria Feliz.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM