As temperaturas permanecem elevadas nesta sexta, com máximas entre 26°C e 28°C, podendo até subir um pouco mais em alguns pontos antes da chegada da frente fria. A chance de chuva forte ou granizo é considerada pequena, mas não está descartada em locais pontuais.“Já tivemos rajadas de vento entre 40 e 60 km/h na região, e há chance de ventos mais intensos que podem causar transtornos, principalmente entre meio-dia e 6 ou 7 da tarde. O risco maior é relacionado ao vento. A chuva em si não será muita”, destaca Coutinho.
Coutinho chama atenção também para a diferença no volume de chuva entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. “Enquanto em algumas cidades catarinenses pode mal chover, em Santa Maria (RS), por exemplo, já choveu mais de 160 milímetros desde a meia-noite”, informa o meteorologista.
FIM DE SEMANA
Para o fim de semana, a previsão é de melhora rápida no tempo, com queda nas temperaturas. “Amanhã o tempo já melhora cedo. O sábado será de tempo bom, com mínima entre 12°C e 13°C pela manhã e máxima à tarde entre 20°C e 22°C. No domingo de Dia das Mães, o amanhecer será frio, com mínimas entre 5°C e 8°C em pontos da região e temperaturas bem agradáveis à tarde”, explica.
Na segunda-feira, o frio segue e há possibilidade de geada fraca nos pontos mais altos da Serra e nos Campos de Palmas, onde as mínimas podem ser até negativas.
A recomendação é para que os moradores fiquem atentos às atualizações climáticas, especialmente nas próximas horas desta sexta-feira, devido ao risco localizado de ventos fortes e eventuais temporais.