Em entrevista exclusiva à Rádio Rural, Lito Sousa, mecânico de aviões, apresentador e fundador do canal que soma mais de 3,2 milhões de inscritos, destacou a relevância da história aeronáutica da região Oeste catarinense e da cidade de Concórdia:
“Esses fatos aeronáuticos que acontecem na região oeste de Santa Catarina sempre são emblemáticos para a aviação, assim como o fato da saudosa Transbrasil ter nascido justamente em Concórdia, ou seja, tem tudo a ver com a aviação do nosso país”, disse Lito.

Lito Sousa, do canal Aviões e Músicas (Foto: Divulgação)
O impacto da produção audiovisual é expressivo. O episódio 1321 do canal apresenta os detalhes dos acidentes ocorridos em um único dia, 20 de maio de 1981, envolvendo duas aeronaves: uma em Concórdia e outra em Seara. Com poucos minutos de diferença e a apenas 50 km de distância, os acidentes somaram dez vítimas fatais, marcando a história da aviação civil no Brasil com um dos episódios mais inusitados e trágicos do setor.
O texto da Rádio Rural iniciava com o seguinte trecho:
“Quando um avião cai, automaticamente vira notícia com grande repercussão. Agora, imagine se dois aviões caíssem no mesmo dia, sendo praticamente no mesmo lugar e com minutos de diferença. Foi o que aconteceu em Concórdia e Seara no ano de 1981, quando no fim da tarde dois aviões caíram em um raio de 50 quilômetros, levando ao todo dez pessoas à morte.”
A publicação da Rádio, intitulada “Um dia, duas quedas: Concórdia e Seara foram palcos de dois desastres aéreos”, agora é uma das bases de pesquisa utilizada pelo canal Aviões e Músicas. A boa notícia é que, após o sucesso do episódio já publicado, Lito Sousa prepara um novo vídeo, com previsão de estreia nos próximos dias, em que entrevistará o piloto Eduardo Pellizzaro, responsável pela análise técnica e pela reconstrução dos dados dos acidentes. Essa nova produção promete trazer mais luz ao episódio e aprofundar ainda mais as informações que já foram levantadas por Villiger e Pellizzaro em 2022.

Eduardo Pellizzaro (Foto: Arquivo pessoal)
Além da relevância histórica, o caso demonstra a força do jornalismo local na produção de conteúdo de alcance nacional, provando que investigações minuciosas e sensíveis como a da Rádio Rural podem refletir em esferas muito maiores. A participação ativa de Eduardo Pellizzaro nesse resgate histórico demonstra a importância de valorizar a memória, os registros e a expertise de profissionais que vivem a realidade regional, mas que pensam grande.
Nas redes sociais, seguidores do canal Aviões e Músicas lotaram os comentários com elogios à produção e à rica história da aviação catarinense. Em Concórdia, onde Lito tem um número significativo de fãs, o vídeo causou emoção e resgatou lembranças, especialmente entre aqueles que vivenciaram, de alguma forma, o fatídico dia de 1981.
Com esse reconhecimento, a Rádio Rural de Concórdia reforça seu papel de guardiã da memória regional, e se orgulha de ver seu trabalho atravessando fronteiras digitais, servindo de base para produções que perpetuam histórias que jamais devem ser esquecidas.
📺 Assista ao vídeo “Dois Acidentes Quase ao MESMO TEMPO próximo a Chapecó – Caso EEQ e JYG | EP. 1321” no canal Aviões e Músicas.
📚 Leia o artigo completo “Um dia, duas quedas” no portal da Rádio Rural.
Rádio Rural de Concórdia — Jornalismo que faz história.