NOTÍCIAS



Política

Manifestação pró-Bolsonaro reúne apoiadores em Concórdia com críticas ao STF e ao governo Lula


Ato cobra impeachment de Alexandre de Moraes, liberdade de expressão e anistia a condenados.

Por Rafael Martini
24/07/2025 às 06h24 | Atualizada em 25/07/2025 - 06h15
Compartilhar


Na tarde desta quarta-feira (23), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e lideranças locais ligadas à direita promoveram uma manifestação política na Rua Dr. Maruri, no centro de Concórdia. O grupo, portando cartazes e faixas, entoou palavras de ordem contra o atual governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF), com destaque para pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, anistia a presos por atos de 8 de janeiro e críticas à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os principais dizeres exibidos estavam frases como "Fora Lula", "Bolsonaro Livre" — em referência ao ex-presidente, que atualmente utiliza tornozeleira eletrônica por decisão judicial —, além de apelos por "liberdade de expressão" e críticas ao que chamaram de censura e autoritarismo.

A reportagem da Rádio Rural esteve no local e conversou com uma das organizadoras do protesto, a vereadora Rutinéia Rossi (PL). Para ela, a mobilização representa um grito da população que, segundo afirmou, sente-se silenciada e ameaçada.

— Em mãos, possuo um cartaz que direciona um apelo a Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal e Hugo Motta, presidente da câmara dos deputados, para que cessem a covardia. Detêm eles, em conjunto, a prerrogativa de efetivar as medidas essenciais para nossa nação, visto que a nossa liberdade encontra-se em risco. Inclusive, chego a argumentar que, em diversas ocasiões, já a perdemos — afirmou a vereadora, que também denunciou o que considera um desequilíbrio entre os Poderes da República.

Segundo Rutinéia, o movimento não é isolado, mas faz parte de uma articulação nacional que busca encorajar a população a voltar às ruas. "Diversas cidades reportaram a realização de buzinaços espontâneos. Com o intuito de motivar aqueles que, por vezes, devido ao temor, se retraíram, para que retomemos as ruas. Este é um aspecto de suma importância", disse.

A vereadora avaliou que a adesão da população se manifestou por meio das buzinas dos veículos que passaram pelo local. "As manifestações sonoras são eloquentes; elas transcendem a presença deste pequeno grupo e demonstram que Concórdia é, de fato, majoritariamente de direita", pontuou.

O ato também serviu como termômetro para futuras ações. Os organizadores esperam que o movimento ganhe força e alcance repercussão em nível nacional. "É imprescindível que haja diálogo e interlocução. É preciso reconhecer que nossa soberania depende intrinsecamente da pauta da anistia", concluiu a parlamentar.

A manifestação transcorreu de forma pacífica e não houve registro de ocorrências pela Polícia Militar.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM