NOTÍCIAS



Concórdia

Lixo acumulado e crise se agrava às vésperas dos 91 anos da cidade


Montanha de lixo no acesso à Linha 24 de Fevereiro revolta moradores

Por Luis Longhini
28/07/2025 às 05h00 | Atualizada em 28/07/2025 - 09h50
Compartilhar


A crise na coleta de lixo em Concórdia parece longe de ter um fim. Mesmo após inúmeras denúncias, promessas da Prefeitura e a criação de um gabinete de crise, a situação só piora.

Neste domingo, 27, após inúmeras denúncias de moradores, a equipe da Rádio Rural foi até o acesso à Linha 24 de Fevereiro, às margens da SC-283, em frente ao IFC Campus Concórdia e ao lado da Fabet, e se deparou com um cenário alarmante: lixo de todos os tipos, espalhado e empilhado, com uma lixeira completamente entulhada.

Moradores afirmam que o problema é antigo e recorrente, evidenciando falhas graves na gestão da coleta de resíduos na cidade. A reportagem já havia alertado sobre a situação em maio deste ano, quando o município garantiu que trocaria a empresa responsável pela coleta, mas até agora nada foi feito.

No dia 23 de julho, a Rádio Rural voltou a cobrar respostas da Secretaria de Meio Ambiente e da Comunicação (confira a íntegra do e-mail logo abaixo) sobre o andamento da licitação para o lixo orgânico, sem retorno até o momento.

A falta de ação e de transparência revolta os moradores, que convivem diariamente com o mau cheiro, riscos à saúde e um descaso que mancha a imagem da cidade prestes a completar 91 anos. 

A crise do lixo continua — e pior, sem prazo para terminar.

Sobre as denúncias e o acúmulo de lixo no acesso à Linha 24 de Fevereiro neste fim de semana, a reportagem entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente de Concórdia, Rafael Rossett Corezzolla, pasta responsável pela fiscalização que mandou a seguinte informação a reportagem. Confira a integra logo abaixo.



A PREFEITURA:

Quanto à questão do lixo no acesso à Linha 24 de Fevereiro, conversei previamente com minha equipe, e, conforme me foi repassado, não há conhecimento sobre o assunto. De toda forma, considerando o relato, informo que amanhã realizarei visita técnica ao local, acompanhado por fiscal sanitarista e fiscal de meio ambiente, a fim de verificar a situação in loco.
 
O que posso adiantar sobre a questão do 'problema que continua em Concórdia' é que, desde que assumi a pasta, as reclamações recebidas pelos canais oficiais do Município — 3 números de WhatsApp e o Canal de Ouvidorias — *reduziram consideravelmente*
 
Estamos registrando uma média diária de 1 reclamação relacionada a lixo por dia. E, quando constatada a reclamação, as empresas responsáveis têm um prazo de até 24 horas para solucionar o problema, sob pena de notificação.


 

Foto: Luís Longhini
A grande quantidade de lixo podia ser vista da SC-283.
 

Foto: Luís Longhini
Desde resíduos orgânicos até materiais recicláveis, tudo estava descartado a céu aberto.




📩Confira a íntegra do e-mail enviado à Secretária de Meio Ambiente e à Secretária de Comunicação, em 23 de julho às 16h11, solicitando esclarecimentos sobre o processo de licitação para a contratação da nova empresa responsável pela coleta de lixo orgânico.




Solicitação de informações sobre o processo licitatório da coleta de lixo orgânico em Concórdia

📌Prezado Secretário Rafael Rossett Corezzolla, equipe e Assessoria de Comunicação,

Venho, por meio deste, e considerando que o tema é de conhecimento da secretaria responsável, solicitar informações atualizadas sobre o processo licitatório para a contratação da próxima empresa que realizará a coleta de lixo orgânico no município de Concórdia.

Gostaria de saber em que estágio se encontra o certame, bem como a previsão para o lançamento oficial do edital por parte da Prefeitura. Também solicito, se possível, detalhes sobre prazos, valores estimados e demais informações pertinentes que constarão no futuro processo, tendo em vista que o contrato atual — com aditivo — está se aproximando do término.

As informações solicitadas têm como objetivo a produção de uma matéria jornalística, razão pela qual agradeço se puderem ser encaminhadas com a maior brevidade possível.

Desde já, agradeço pela atenção e colaboração.

Atenciosamente,
Luís Longhini



 




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM