Em entrevista à Rádio Rural, o reitor da UnC, Dr. Luciano Bendlin, destacou a importância simbólica e prática dessa nova turma:
Para o reitor, o desenvolvimento do curso em Concórdia segue o mesmo caminho de sucesso da unidade de Mafra. Ele destacou que a estrutura da UnC na cidade conta com tecnologias atualizadas e parceria com hospitais da região, o que garante qualidade à formação.Inicialmente, expressamos grande satisfação com a sexta turma, o que demonstra a consolidação do projeto de Medicina em Concórdia. O curso avança de maneira expressiva, refletindo as expectativas que tínhamos para a área médica. Aguardamos ansiosamente o início do internato, momento em que os acadêmicos poderão atuar nas unidades básicas de saúde, hospitais e clínicas, fazendo a diferença.
A vice-reitora Solange Sprandel da Silva também falou com à Rádio Rural, destacando que o curso nasceu de um sonho da comunidade e foi idealizado com foco no compromisso regional:Estamos felizes por completar 55 anos. A presença do curso de Medicina em Concórdia certamente contribuirá para a consolidação da nossa instituição. Em breve, teremos resultados ainda mais significativos para celebrar com a população.
Ela reforça que a vocação da UnC é regional e que a universidade está alinhada às necessidades dos 13 municípios que integram a AMAUC.Mais do que um sonho, o curso reflete uma preocupação com a região da AMAUC. Ao formar médicos que conhecem o território, são apaixonados por nossa região e se dedicam a uma imersão de seis anos, dividindo o tempo entre estudo, prática e domínio de técnicas sem perder a humanidade, estabelecemos um referencial.
A expectativa da UnC é que entre 20% e 30% dos estudantes permaneçam na região após a formação, ajudando a suprir a demanda por médicos e profissionais de saúde, especialmente nos hospitais que oferecem programas de residência.Ainda há necessidade de aumentar o número de profissionais para garantir atendimento rápido e eficiente. Nosso objetivo é formar profissionais que permaneçam em nossa região. A satisfação dos pais, que acreditam no sonho dos filhos e confiam a nós sua formação, é gratificante.
Novidades para o futuroAo idealizar os cursos de Medicina, nosso propósito era aumentar o número de médicos por habitante na região. Acreditamos que conseguiremos alterar esses indicadores. Em breve, faremos uma grande diferença na saúde, tanto em Concórdia quanto na região como um todo, complementou o reitor.
A vice-reitora também adiantou que a UnC está ampliando sua atuação educacional, com novos projetos a partir de 2026. A universidade oferecerá educação infantil, ensino fundamental e médio, além de cursos stricto sensu nas áreas de desenvolvimento regional, engenharia ambiental e administração. Novas graduações também devem ser lançadas no segundo semestre de 2025.
Com a força do curso de Medicina e a constante expansão acadêmica, a Universidade do Contestado reforça seu papel de instituição comunitária comprometida com o desenvolvimento social, educacional e econômico da região Oeste de Santa Catarina.