NOTÍCIAS



Geral

‘Nunca feito antes’: Jorginho anuncia concurso público inédito para aumentar a segurança de SC


Seguindo o modelo do Exército, Governo do Estado de Santa Catarina cria novo formato de contratação.

Por Lucas Villiger
05/09/2025 às 08h26
Compartilhar


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), confirmou a realização de novos concursos públicos para diversas forças da segurança pública do estado.

A informação foi dada durante entrevista aos jornalistas Paulo César da Luz e Paulo Rolemberg, do Grupo ND, em que o governador destacou os investimentos e estratégias adotadas para reforçar o efetivo policial em todo o território catarinense.

Segundo Jorginho Mello, o Estado já realizou concurso para 1.200 novos agentes da Polícia Militar, dos quais 600 já foram incorporados às forças de segurança e estão atuando em municípios que, anteriormente, contavam com apenas um policial em serviço — situação considerada inaceitável pelo chefe do Executivo.

“Fizemos um levantamento criterioso, analisando o número de boletins de ocorrência e a incidência de crimes em cada região, para distribuir de forma mais justa os policiais pelo Estado”, explicou o governador.

Concurso público para segurança em SC

A segunda etapa dessa ampliação já está em curso, com mais 600 homens e mulheres em formação na academia de polícia, completando o total de 1.200 novos policiais militares.

Além da PM, outras corporações também serão contempladas com concurso público:

Polícia Civil: vagas para delegados e agentes, com previsão de mais de 300 novas contratações;
Polícia Científica e Corpo de Bombeiros: novos certames já aprovados para reforçar os quadros;
Polícia Penal: previsão de até 2 mil novas contratações, acompanhando o aumento no número de vagas no sistema prisional.

“O que estamos fazendo nunca foi feito nos últimos anos em Santa Catarina. É um grande chamamento de pessoas para deixar toda a área da segurança pública bem estruturada”, afirmou Jorginho Mello.

Inovação com contratações temporárias

Uma das inovações anunciadas pelo governador é a contratação de policiais temporários, com inspiração no modelo do Exército Brasileiro. Esses profissionais ficarão responsáveis por funções administrativas e burocráticas, liberando os policiais efetivos para atividades de patrulhamento e fiscalização nas ruas e escolas.

“A contratação temporária vai permitir que a força policial esteja mais presente nas ruas e nas escolas, reforçando a segurança da população”, destacou.

SC quer manter título de estado mais seguro do país

Com essas ações, o governo de Santa Catarina busca enfrentar a redução histórica do efetivo, que perdeu cerca de 2 mil policiais militares desde 2010, e manter o título de estado mais seguro do Brasil — um diferencial que, segundo o governador, tem atraído investimentos para o estado.

“Não tenho dúvida de que esse reforço nas equipes vai garantir ainda mais segurança para os catarinenses e tornar o nosso Estado ainda mais atrativo para quem quer viver, empreender e investir aqui”, finalizou.


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM