Na terça-feira (9), foi realizado o carregamento da centelha da Chama Crioula em Erechim, durante uma cerimônia no CTG Sentinela da Querência.
Já na manhã desta quarta-feira (10), um grupo de 23 cavalarianos, acompanhado por dois veículos de apoio, iniciou o trajeto de retorno a Concórdia com a chama, passando por diversos municípios da região.
Manhã de quinta-feira, dia 11/09/2025
Em entrevista à Rádio Rural, o coordenador da cavalgada, Fernando Rossato, detalhou o roteiro:
“Ontem pernoitamos em Erechim e hoje seguimos para Gaurama, onde vamos almoçar. À tarde, seguimos até o CTG de Viadutos para o pernoite. Amanhã passamos por Coronel Teixeira e, na sexta-feira, seguimos para a comunidade de Paulino, com parada final em Suruvi. No sábado pela manhã, almoçamos na propriedade do senhor Zico e Zeca Redin, nas Colinas, e à noite, por volta das 18h, chegaremos ao CTG Fronteira da Querência para a abertura oficial do evento.”
Homenagem aos cavalarianos
Como parte da programação, a Câmara de Vereadores de Concórdia realizará, no dia 16 de setembro, uma sessão solene para homenagear todos os cavalarianos e grupos de cavalgada da região. A iniciativa, proposta pelo vereador César Filho, tem como objetivo valorizar os grupos que ajudam a manter vivas as tradições gaúchas.
Abertura oficial e programação
A abertura da 41ª Semana Farroupilha acontece no sábado (13), com início às 15h, no CTG Fronteira da Querência, com o tradicional Gaitaço. Às 18h, ocorre a chegada da Chama Crioula e a cerimônia de abertura oficial. Logo depois, haverá jantar de confraternização e, às 21h, o grupo Chacreiros promete animar o público com um grande show.

Durante toda a semana, o CTG sediará apresentações artísticas, encontros tradicionalistas, atividades culturais e momentos de integração para toda a comunidade.
O patrão do CTG, Ivanir Batista da Silva, reforçou o convite:
“A Semana Farroupilha é um momento de valorizar nossas tradições, reunir as famílias e manter vivas as raízes do nosso povo. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber os tradicionalistas de Concórdia e de toda a região.”
A expectativa dos organizadores é de grande participação popular, com destaque para a chegada da Chama Crioula no sábado à tarde, um dos momentos mais aguardados do evento.