NOTÍCIAS



Concórdia

Concórdia Saneamento inicia fiscalização de ligações irregulares de água da chuva à rede de esgoto sanitário


Clientes devem verificar tubulações e fazer as conexões corretas às redes correspondentes.

Por Ederson Vilas Boas
11/09/2025 às 10h35
Compartilhar


 A Concórdia Saneamento iniciou a fiscalização de imóveis para verificar irregularidades na conexão da canalização de águas da chuva ao sistema de esgoto sanitário. A inspeção abrange a área do Centro, bairros Nazaré, Natureza, Sunti, partes do Imperial, das Nações, Vista Alegre e Jardim. A companhia alerta que irregularidades flagradas são passíveis de multas e sanções aos proprietários dos imóveis. 

A companhia adverte que o esgoto domiciliar deve lançado na rede de coleta de esgoto sanitário, enquanto a água da chuva deve ser direcionada para a rede pluvial. A orientação é para que os responsáveis façam a separação imediatamente.

Funções diferentes 

As redes de esgoto e pluvial têm funções diferentes na infraestrutura urbana. Em Concórdia, a prática irregular de lançar esgoto na rede destinada à água da chuva colabora para o transbordamento de bueiros em dias de forte chuva, especialmente na região central. Já efluentes lançados na rede pluvial contaminam rios e córregos, prejudicam a saúde pública e o meio ambiente. 

A rede de esgoto coleta e transporta a água utilizada em residências, comércios e indústrias — como a do chuveiro, da pia, do vaso sanitário e da máquina de lavar. Essa água contém resíduos que precisam passar por tratamento antes de serem devolvidos à natureza.

Já a rede pluvial é projetada exclusivamente para captar a água da chuva e conduzi-la diretamente a rios e córregos, sem tratamento. Por isso, é fundamental que nenhum tipo de esgoto seja despejado nessa rede.

Faça a conexão correta

Quando a água da chuva é direcionada para a rede de esgoto, o sistema pode entrar em colapso em dias de grande precipitação, provocando transbordamentos, mau cheiro e risco de doenças. O contrário também é problemático: lançar esgoto na rede pluvial contamina cursos d’água e compromete a saúde ambiental. 
Investimentos no sistema

A Concórdia Saneamento vai investir na expansão do sistema de esgotamento sanitário do município. Atualmente, somente cerca de 25% do esgoto é coletado e tratado em Concórdia. A companhia está conscientizando a população a fazer a conexão do esgoto intradomiciliar à rede correta, distribuindo folders com orientações sobre as ligações. 

A Concórdia Saneamento tem o compromisso de promover investimentos robustos, viabilizando a universalização do saneamento e cumprindo assim o prazo estabelecido no marco regulatório do saneamento, que tem como meta final o ano de 2033. A cidade passará de 25% de esgoto tratado para 90% de esgoto coletado e tratado, com benefícios diretos à população.

Os clientes também podem buscar orientações na loja da empresa, na Travessa Lamonatto, 154, Centro, no site e nas redes sociais.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM