NOTÍCIAS



Região

OUÇA: Primeiros trabalhos do projeto do Trevão do Irani são iniciados


Prefeito de Irani e ACIC de Concórdia destacam importância da obra para o desenvolvimento da região.

Por Rafael Martini
12/09/2025 às 08h47 | Atualizada em 13/09/2025 - 07h22
Compartilhar


O tão esperado projeto do Trevão do Irani começa a sair do papel. Nesta semana, tiveram início os serviços de topografia e georreferenciamento, que servirão de base para a elaboração do projeto técnico da obra. A intervenção é considerada uma das mais importantes para a mobilidade e segurança viária do Oeste catarinense, especialmente devido ao histórico de acidentes graves no local.

Em entrevistas concedidas durante o programa Visão Geral da Rádio Rural, na manhã desta sexta-feira, dia 12, o prefeito de Irani, Vanderlei Canci, ressaltou a relevância do momento e destacou que a solução estudada prevê a construção de um elevado na BR-282, permitindo que a BR-153 mantenha o traçado atual.

“Nós já temos empresas no local realizando levantamentos e sondagens de terreno para viabilizar o projeto. A ideia é que a BR-282 passe por cima e a BR-153 continue no leito normal. Essa solução praticamente elimina a possibilidade de acidentes causados pelo cruzamento, e tecnicamente é viável, porque o próprio terreno favorece a execução da obra. Finalmente temos um início concreto, com expectativa de que até o ano que vem o projeto esteja pronto para ser licitado”, explicou o prefeito.

Canci ainda destacou o engajamento da comunidade e das entidades regionais na busca por essa conquista.

“Diferente do passado, quando não havia projeto, hoje temos condições reais de apresentar um estudo técnico, discutir custos e lutar pela execução. É um momento histórico para Irani e para toda a região”, completou.

O vice-presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Roberto Canesso, também celebrou o início dos trabalhos e lembrou do empenho do setor empresarial na defesa dessa pauta ao longo dos anos.

“É com grande satisfação que acompanhamos esse avanço. Todos os ex-presidentes da ACIC sempre mantiveram esse compromisso com o Trevão do Irani. Nossa diretoria, liderada pelo presidente Cláudiomiro, realizou inúmeras reuniões com deputados, senadores e lideranças nacionais, sempre reforçando a urgência dessa obra”, afirmou Canesso.

Ele ainda destacou o apoio de outras entidades que têm sido fundamentais nesse processo.

“É preciso reconhecer o trabalho do Sindicato dos Transportadores de Concórdia e região, na figura de Paulo Simioni, e da Fetrancesc, representada por Dagnor Schneider, que quase semanalmente reforçam essa bandeira. Agora, com o projeto em andamento, teremos mais força para cobrar das autoridades federais a execução dessa obra que já custou tantas vidas de caminhoneiros e famílias. O Trevão do Irani é fundamental não só para Irani, mas para todo o Oeste e para Santa Catarina”, concluiu.

Com o início dos levantamentos técnicos, a expectativa é de que o projeto esteja finalizado em 2025, permitindo que seja encaminhado ao DNIT e entre no processo de licitação.


Confira o áudio:





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM