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Obras da SC-283 estão dentro da normalidade, segundo Deinfra


Trecho entre Arvoredo e Seara atrasou devido à liberação de licenças, mas segue normalmente.

Por Redação
15/09/2025 às 16h14 | Atualizada em 17/09/2025 - 07h52
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As obras de revitalização da SC-283, no trecho que liga Seara a Arvoredo, seguem em andamento após 12 meses de execução. Os trabalhos envolvem terraplanagem, alargamento da pista, drenagem, construção de tubulações e colocação da base para posterior pavimentação asfáltica. A obra esperada há mais de três décadas começou em 18 de agosto de 2024, com um valor inicial estimado de R$ 136 milhões.

De acordo com o coordenador regional de infraestrutura do Oeste, Gilberto Ari Tomasi, a obra está dentro da normalidade e não há falta de funcionários ou equipamentos por parte da empresa responsável, apesar das especulações. "Eu falo com o pessoal da empresa quase todo dia e nunca foi ventilado isso. Está andando normal", afirmou.

A obra está sendo executada pelo Consórcio Compasa/Ellenco, que conta com cerca de 100 funcionários, entre trabalhadores diretos e terceirizados, além de 57 máquinas atuando em diversas frentes de trabalho. O trecho revitalizado contempla 27 quilômetros de extensão.

Um dos motivos do atraso das obras segundo Tomasi, era devido à demora na legislação, especialmente para o funcionamento da pedreira e da usina de asfalto. Com a liberação das licenças de instalação da usina e da pedreira, a expectativa é que, em até 45 dias, ambas estejam em funcionamento, permitindo intensificar o ritmo dos trabalhos. Segundo Tomasi, a pavimentação deverá iniciar a partir de outubro, no sentido de Seara em direção a Chapecó, chegando até a região do trevo próximo ao Museu
Entomológico Fritz Plaumann.

Atualmente, a obra apresenta 25% de conclusão. Entre os serviços em execução estão o alargamento da pista, a preparação da base, além da implantação de sistemas de drenagem e construção de gabiões. Também está em andamento um processo junto à Celesc para a remoção e o deslocamento de postes de energia que interferem no andamento da obra, medida que deve ser resolvida em breve.

Segurança no tráfego 

Tomasi reforça que, apesar do avanço, os condutores precisam ter atenção ao trafegar pelo trecho. "O risco é muito grande quando
não se respeita a sinalização. A velocidade máxima em áreas de obras é de 40 a 50 km/h, mas encontramos veículos a 80 km/h. É
preciso cautela para evitar acidentes", destacou.

Os serviços previstos no projeto de revitalização da SC-283 contemplam a série de melhorias na infraestrutura da rodovia:

- Terraplenagem
- Pavimentação
- Restauração da pista existente (fresagem+recomposição)
- Pavimento novo nas melhorias geométricas, adequação das interseções, implantação de faixas adicionais e paradas de passageiros
- Acostamento (1,5 m)
- 11,33 km de faixas adicionais
- Execução de seis interseções: Rua Sete de Setembro (Seara); Acesso à Xavantina; Acesso à Nova Teutônia; Acesso ao Museu Fritz Plaumann; Acesso Secundário à Arvoredo e Acesso Secundário à Paial
- 3 Travessias Urbanas em Seara (implantação de passeios, travessias elevadas para pedestres e faixas de múltiplo uso)
- Obras de Contenção


Fonte: Diário do Iguaçu




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