NOTÍCIAS



Câmara de Vereadores

Câmara debate impactos da Reforma Tributária em Concórdia


Advogado Raphael dos Santos Bigaton falou sobre o tema na tribuna.

Por Redação
16/09/2025 às 09h14 | Atualizada em 17/09/2025 - 09h12
Compartilhar


A sessão da Câmara de Vereadores de Concórdia desta segunda-feira (15) contou com a explanação do Dr. Raphael dos Santos Bigaton, especialista convidado que abordou o tema “Os impactos da Reforma Tributária no âmbito municipal a partir de 2026”, após o convite proposto pela vereadora Fernanda Dilda (PL) e pelo presidente da Casa, Closmar Zagonel (MDB).

O encontro teve como objetivo esclarecer vereadores e a comunidade sobre as profundas alterações trazidas pela Emenda Constitucional nº 132/2023, que reformula o sistema tributário nacional e começa a ter efeitos práticos já no próximo ano.

O presidente Zagonel destacou a relevância do debate para o futuro do município. “Tivemos uma grande palestra com especialista sobre reforma tributária, sobre os impactos da nova reforma tributária nas contas dos municípios. Os vereadores e vereadoras precisam saber, porque somos responsáveis por elaborar, discutir, debater e aprovar o novo orçamento para o ano de 2026”, afirmou.

Zagonel chamou a atenção para os possíveis reflexos da mudança na arrecadação municipal, especialmente em cidades com forte perfil industrial e exportador, como Concórdia. “Municípios que não são grandes consumidores finais, mas sim grandes exportadores, podem perder receita. Se isso se confirmar, é muito ruim para Concórdia e para toda a nossa região”, alertou.

A explanação contribuiu para que vereadores, Executivo e comunidade tivessem mais clareza sobre o tema e pudessem se preparar de forma responsável para os próximos anos. “Esse assunto interessa a empresários, entidades, trabalhadores e municípios. Foi uma palestra muito importante, a primeira de muitas que vamos fazer para ampliar o conhecimento sobre a Reforma Tributária”, concluiu Zagonel.


Fonte: Daisy Trombetta / Câmara de Vereadores




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM