NOTÍCIAS



Geral

Concórdia apresenta desafios e experiências do saneamento em encontro técnico internacional


José Roberto Epstein e Sirlei Brignoli apresentaram case da Concórdia Saneamento em Ribeirão Preto.

Por Ederson Vilas Boas
27/10/2025 às 09h48
Compartilhar


As ações para melhorar o saneamento de Concórdia foram apresentadas a especialistas de todo o país no 1º Encontro Técnico Internacional da GS Inima, realizado nos dias 21 e 22, em Ribeirão Preto (SP). O superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein, e a coordenadora de operação, Sirlei Brignoli, participaram do evento, que reuniu mais de 30 palestrantes, para troca de experiências entre as operações do grupo GS Inima no Brasil e na Espanha. 

Em sua explanação, Epstein apresentou os desafios e oportunidades da operação em Concórdia. O superintendente relatou os desafios enfrentados quando a companhia assumiu os serviços de água e esgoto em Concórdia, em 28 de janeiro. Epstein narrou as melhorias já realizadas no sistema, em conformidade com as necessidades da cidade. 

Monitoramento e qualidade

Em sua participação, Sirlei destacou a importância do monitoramento analítico para garantir qualidade, segurança e conformidade nos processos de tratamento de água e efluentes. Conforme a coordenadora, análises bem conduzidas orientam decisões estratégicas e previnem problemas críticos, reforçando a necessidade de seguir boas práticas desde a coleta até a interpretação dos dados. “Cuidar bem desse processo é garantir eficiência, credibilidade e responsabilidade técnica”, enfatizou.

Durante o evento, foram abordados pontos essenciais como a elaboração de planos de monitoramento, a confiabilidade do controle analítico e cuidados indispensáveis para evitar erros. Entre as recomendações, destacam-se a correta coleta de amostras, aquisição de reagentes de qualidade, calibração de equipamentos e capacitação da equipe técnica. 
Esses fatores, segundo Sirlei, reduzem riscos, asseguram conformidade com normas regulatórias e fortalecem a imagem corporativa. “A qualidade da análise define a qualidade da decisão”, sintetizou.


Fonte: Itamar Pellizzaro / Concórdia Saneamento




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM