NOTÍCIAS



Geral

Não seja pego de surpresa: WhatsApp vai parar de funcionar nestes celulares em dezembro


A Meta confirmou que ele só continuará ativo em dispositivos capazes de rodar sistemas operacionais.

Por Lucas Villiger
17/11/2025 às 08h38
Compartilhar


O WhatsApp vai parar de funcionar em vários celulares a partir de 30 de novembro de 2025, mas a mudança só vai afetar quem ainda usa modelos antigos que já não recebem atualizações de segurança.

A Meta, dona do aplicativo, confirmou que ele só continuará ativo em dispositivos capazes de rodar sistemas operacionais mais recentes, o que deixa de fora uma lista considerável de smartphones de marcas como Samsung, Motorola, LG, Sony, Huawei, HTC e Apple.

Segundo a empresa, o objetivo é proteger dados, garantir estabilidade e permitir que o app incorpore novos recursos, algo impossível em aparelhos com hardware ultrapassado.

Pelas novas regras, apenas celulares com Android 5.0 (Lollipop) ou superior, e iOS 12 ou superior continuarão compatíveis. Quem tem um desses aparelhos terá duas opções: atualizar o sistema, se o fabricante permitir, ou migrar para um aparelho mais recente.

Em nota, a Meta reforçou que a decisão segue critérios técnicos, e não comerciais, já que versões antigas dos sistemas não conseguem lidar com as tecnologias atuais do WhatsApp, como chamadas em vídeo mais pesadas, stickers animados, mensagens temporárias, criptografia avançada e novas integrações com inteligência artificial.

Em quais aparelhos o WhatsApp vai parar de funcionar?

A lista de modelos que perderá acesso ao aplicativo a partir de 1º de novembro de 2025 inclui alguns clássicos.

Samsung
Galaxy S3
Galaxy S4 Mini
Galaxy Note 2
Galaxy Core
Galaxy Trend
Galaxy S5.

Motorola
 Moto G (1ª geração)
Moto E (2014)

LG
Optimus G
Nexus 4
G2 Mini
LG G3

Sony, Huawei e HTC
Xperia Z
Xperia SP
Xperia T
Xperia V
Xperia Z2
Ascend Mate 2
HTC One M8.

iPhones
5
5c
5s
6
6 Plus

Como saber se o meu celular vai ser afetado?

Basta acessar o menu de “Configurações”, entrar em “Sobre o telefone” ou “Informações do dispositivo” e conferir qual Android ou iOS está instalado.

Se o dispositivo estiver abaixo de Android 5.0 ou iOS 12, vale tentar uma atualização oficial. Se isso não for mais possível, a alternativa é considerar uma troca de celular.


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM