NOTÍCIAS



Polícia

Brigada Militar prende homem por posse ilegal de arma de fogo e manter animais silvestres em cativeiro em Aratiba


Ao todo, foram resgatados 37 animais.

Por Lucas Villiger
22/11/2025 às 11h38 | Atualizada em 22/11/2025 - 11h40
Compartilhar


Nesta sexta-feira (21/11),  a Brigada Militar, por meio do 3ª Batalhão Ambiental (BABM), prendeu um homem por posse ilegal de arma de fogo e manutenção de animais silvestres em cativeiro, no interior do município de Aratiba. 

A ação foi desencadeada após denúncias anônimas que indicavam a prática de caça ilegal e a manutenção de animais silvestres em cativeiro. Ao chegar no local, a equipe do 3º BABM localizou armadilhas do tipo alçapão e diversos animais silvestres mantidos irregularmente em cativeiro. Ao todo, foram resgatados 37 animais, entre eles:

5 Pacas, sendo 2 filhotes; 
1 Papagaio-verdadeiro; 
13 Perdiz (ave conhecida também como Perdigão); 
4 Inhambu (Nambu);
4 Carijó; 
1 Pomba-do-mato-vermelha; 
3 Macuco; 
2 Sanhaço-frade; 
1 Trinca-ferro; 
1 Azulão;
1 Azulinho; 
1 Pintasilgo.

Todos os animais estavam sem autorização, licença ou permissão do órgão ambiental competente para estarem no local, configurando crime ambiental.

Em vistoria ao local, foi localizada uma espingarda calibre 28 e uma cartucheira com munições, caracterizando também o crime de posse irregular de arma de fogo.

Diante dos fatos, o indivíduo, de 68 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Os animais foram encaminhados para avaliação de um médico veterinário, a fim de verificar suas condições físicas e comportamentais. Após, poderão  retornar ao habitat natural.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM