NOTÍCIAS
Região
Aeroporto de Chapecó tem recorde de movimentação
O crescimento também foi refletido na oferta de voos.
O crescimento também foi refletido na oferta de voos. Ao longo do mês, 510 operações regulares foram realizadas no aeroporto, um incremento de 22% em relação ao mês de outubro do ano anterior, que contou com 418 pousos e decolagens.
Para o gerente do Aeroporto de Chapecó, Filipe Gomes, os números reforçam o resultado dos investimentos promovidos pela concessionária Voe Xap. "Temos trabalhado continuamente para aprimorar a infraestrutura e a eficiência operacional do aeroporto.
Com uma estrutura mais preparada, tanto para o atendimento aos passageiros quanto para a segurança e eficiência dos voos, o terminal se torna mais atrativo para as companhias aéreas. A ampliação da oferta de voos, por sua vez, nos permite oferecer mais opções de conectividade com os principais hubs do país, refletindo diretamente no aumento do fluxo de passageiros", avalia.
De 2021 a 2024, nos primeiros anos de gestão da Voe Xap, o Aeroporto de Chapecó registrou um salto de 60% na movimentação de passageiros, passando de 391 mil por ano para 618,7 mil viajantes no último ano. O resultado representa um avanço histórico para o fluxo do empreendimento e consolida sua importância como vetor de mobilidade aérea no estado de Santa Catarina.
Ampliação de conectividade com novo voo direto da GOL para Florianópolis
Recentemente, o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso inaugurou o primeiro voo da GOL Linhas Aéreas com destino a Florianópolis, ampliando a conectividade com a capital catarinense e oferecendo mais opções de horários aos passageiros. Operados com aeronaves Boeing 737, os voos são ofertados três vezes por semana, com pernoite em Chapecó, o que garante mais agilidade e conforto aos clientes, que podem iniciar a viagem no início da manhã.
A novidade, somada aos voos diários da Azul para o mesmo destino, representaram um aumento de 42% no número de frequências mensais para Florianópolis, fortalecendo diretamente o turismo e os negócios no oeste catarinense.
Investimentos e modernização impulsionam a infraestrutura
Administrado pela Voe Xap desde 2020, concessionária integrante do Grupo Socicam, o Aeroporto de Chapecó passou por um amplo processo de ampliação e modernização, com investimentos de cerca de R$ 40 milhões. As melhorias, concluídas em dezembro de 2022, elevaram significativamente a capacidade de atendimento do terminal, que hoje comporta até 1,5 milhão de passageiros por ano.
Entre as melhorias, estão a criação de novas áreas de embarque e desembarque, modernização dos sistemas de sinalização, climatização e segurança, além da implantação de duas ilhas de concreto no pátio de aeronaves, que permitem a operação de aviões de maior porte. Para a eficiência e precisão dos voos, a concessionária também implementou novo PAPI na cabeceira 29 da pista e conquistou homologação do procedimento de pousos por instrumentos, contribuindo para voos mais precisos mesmo em condições de baixa visibilidade.
OPERAÇÕES
Atualmente, o Aeroporto de Chapecó conta com voos regulares operados por Azul, GOL e LATAM, conectando o oeste catarinense a Florianópolis (SC), Viracopos (SP), Guarulhos (SP) e Congonhas (SP).
Fonte: Assessoria de Comunicação MOV Comunicação Integrada
VEJA TAMBÉM
23/11/2025 - Região - 13h
22/11/2025 - Região - 19h
22/11/2025 - Região - 05h
21/11/2025 - Região - 08h
21/11/2025 - Região - 06h
20/11/2025 - Região - 08h














