NOTÍCIAS



Economia

Nota fiscal muda em 2026: brasileiros terão dois novos impostos no recibo no próximo mês


Com a reforma tributária, recibos em 2026 passam a exibir novos tributos.

Por Lucas Villiger
16/12/2025 às 08h28 | Atualizada em 16/12/2025 - 11h32
Compartilhar


As notas fiscais eletrônicas emitidas no Brasil passarão a exibir dois novos tributos a partir de janeiro de 2026.

Após a Reforma Tributária do Consumo entrar em vigor, os recibos passam a incluir o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), segundo regras definidas pela Receita Federal.

Nota fiscal em 2026: mudança incluirá novos impostos nos recibos

De acordo com a Receita Federal, os novos tributos entram oficialmente em vigor em 1º de janeiro de 2026 e fazem parte da reformulação do sistema de cobrança sobre o consumo no país.

CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços)
IBS (Imposto sobre Bens e Serviços)

Ambos foram regulamentados pela Lei Complementar nº 214, de 2025, que detalha a implementação do novo modelo tributário.

Com a entrada em vigor da nova legislação, os documentos fiscais precisarão apresentar de forma separada os valores correspondentes à CBS e ao IBS.

Para cumprir as exigências as empresas terão de atualizar sistemas de emissão de notas fiscais e as equipes de faturamento e contabilidade precisarão passar por capacitação.

Além disso, os layouts dos documentos fiscais eletrônicos serão ajustados conforme normas da Receita Federal e do Comitê Gestor do IBS.

Entenda o que são os dois novos impostos

CBS

A CBS é um tributo federal criado para substituir dois impostos atualmente cobrados:
Programa de Integração Social (PIS)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)

Ela incide sobre operações envolvendo bens, serviços e produtos digitais, concentrando a arrecadação no âmbito da União.

IBS

O IBS surge como um imposto de gestão compartilhada entre estados e municípios e substitui tributos já conhecidos do consumidor:

ICMS, cobrado pelos estados

ISS, cobrado pelos municípios

O imposto integra o modelo de IVA Dual, no qual a CBS é administrada pelo governo federal e o IBS pelos entes subnacionais.

Declarações e cadastros

Conforme informações da Estadão Investidor, a Receita Federal prevê ainda alterações em declarações e cadastros. Entre as principais novidades estão a criação da DeRE (Declaração de Registro de Operações) e envio de relatórios por plataformas digitais.

Outra mudança, é que a partir de julho de 2026, pessoas físicas que se tornarem contribuintes da CBS ou do IBS deverão se inscrever no CNPJ, sem que isso signifique abertura de empresa.


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM