Dona Gladys, como era carinhosamente conhecida, tinha 102 anos, morana rua Getúlio Vargas ao lado do Caitá Hoteis, foi casada com Olavo Cecco Rigon (in memoriam) e deixa 15 netos, 13 bisnetos e três tataranetos, cinco filhos: Olavo, Juarez, Fernando, Hernani e Beth. Nascida em 7 de abril de 1923, em Passo Fundo (RS), chegou a Concórdia aos 20 anos trazendo sonhos, coragem e a disposição de construir uma história que se confundiria com a da própria cidade.
🔍 Uma jornada de encanto com Gladys Rigon aos 100 anos.
Criada em uma família de posses que, ao longo da vida, perdeu tudo, Gladys encontrou no conhecimento o seu verdadeiro caminho. Estudou em colégio interno em Lages e, de volta a Passo Fundo, conheceu o amor de sua vida em um baile.
Ao lado de Olavo Cecco Rigon, mudou-se para Concórdia, onde enfrentou desafios desde os primeiros dias, chegando a morar no Hotel de Mário Boff, ao lado do Banco do Brasil.
Professora dedicada, lecionou no Colégio São José hoje Colégio Olavo Cecco Rigon e no Colégio CNEC. Após a perda do marido, em 1971, demonstrou força e visão ao fundar, com o apoio dos filhos, a Gráfica Estrela, que se tornou uma das mais importantes do Brasil e um pilar do desenvolvimento econômico local.
Dona Gladys foi protagonista ativa da vida cultural e social de Concórdia até o fim de seus dias, participando do tradicional Clube do Livro ao lado de amigas consagradas e mantendo uma presença elegante, lúcida e impecável em todos os sentidos.
Ao longo da vida, recebeu inúmeras homenagens e, em 2006 e 2017, foi eleita pelo jornalista Luís Longhini como uma das Mulheres Mais Influentes da região. Mulher que sempre projetou Concórdia, deixa um legado imenso de ensinamentos, amor ao próximo e respeito às pessoas.
Dona Gladys parte, mas sua história permanece viva, inspirando gerações e reafirmando que uma vida dedicada ao bem comum transforma cidades e marca para sempre a memória de um povo.
O velório acontece na sala velatória do Cemitério Municipal de Concórdia. A encomendação será nesta quinta-feira, dia 25, às 15h. Em seguida, o corpo de Gladys será conduzido ao Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú.
Foto: Luís Longhini, Arquivo Rádio Rural 28/07/2024
Gladys foi uma pessoa referência e, junto ao seu marido Olavo, ajudou no desenvolvimento de Concórdia. Gladys é um exemplo de educação e elegância e vai nos deixar muitas saudades. É um sentimento muito grande de perda, e desejamos aos familiares nossas condolências. Gladys foi uma mulher forte que desafiou o seu tempo, chegando até este momento dando exemplo a todos nós. Sentimos muito a partida de Gladys e, ao mesmo tempo, nos conforta tudo o que ela proporcionou à cidade de Concórdia. Gladys estava sempre cercada por amigos e familiares, o que demonstra o carinho que as pessoas sempre tiveram por ela.
Fábio Ferri, vice-prefeito de Concórdia.

⬆︎
Com muita tristeza, compartilho que Dona Gladys Rigon, minha cliente por 40 anos e grande amiga, nos deixou. Ela sempre foi um exemplo de pessoa, uma das mulheres mais elegantes e queridas de Concórdia. Gladys tratava todos com igualdade, demonstrando pureza e carinho em cada gesto. Estou sem palavras diante dessa perda. Dona Gladys deixa um legado imenso e fará muita falta, deixando saudades eternas.
João Carlos Sganderla, Kiko
Com grande tristeza, lembramos que Dona Gladys foi uma pessoa espetacular, de coração enorme, que dedicou sua vida ao serviço social da cidade de Concórdia. Ela deixa um legado de exemplo e inspiração para todos. Nossos sentimentos em nome de todos os vereadores.
Closmar Zagonel, presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia.
⬆︎
Minha amada amiga, hoje você partiu... mas não deixará o meu coração vazio. Agradeço por tanto amor e carinho, por tantos risos e aventuras, por tantas histórias tristes e alegres juntas. Sua Luz, seu sorriso, sua bondade continuarão sempre sendo o exemplo de vida para mim. Vá e quando Deus quiser, nos reencontraremos. Já sinto saudades.
Rosane Massolini, amiga
Foto: Luís Longhini, Arquivo Rádio Rural 08/04/2025
Gladys e suas amigas fiéis.
Foto: Divulgação













