NOTÍCIAS



Região

OUÇA: Prefeito de Irani faz balanço de 2025 e projeta avanços para 2026 


Entres os destaques, Canci destacou investimentos, além da prioridade para o distrito industrial.

Por Rafael Martini
25/12/2025 às 09h01 | Atualizada em 25/12/2025 - 09h09
Compartilhar


Durante entrevista ao vivo ao programa Visão Geral, da Rádio Rural, na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito de Irani, Vanderlei Canci, fez um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025, projetou as prioridades da administração municipal para 2026 e aproveitou o espaço para uma mensagem de reflexão, união e cuidado com as pessoas neste período de fim de ano.

Logo no início da conversa, o prefeito desejou um Feliz Natal aos ouvintes e destacou a importância de desacelerar e valorizar o convívio humano. “A vida tem sentido se a gente viver entre as pessoas, com respeito, aceitação e compreensão. Essa aceleração toda do mundo está fazendo com que a gente deixe de lado o que realmente importa”, afirmou.

Ao avaliar o ano de 2025, Canci reconheceu que, apesar de ser uma sequência de mandato, o período foi mais desafiador do que o esperado. Segundo ele, fatores econômicos e políticos do cenário nacional impactaram diretamente o trabalho nos municípios. “Foi um ano muito trabalhoso, com grandes resultados, mas também com muitas dificuldades. Mesmo assim, conseguimos avançar bastante cuidando da saúde, da infraestrutura, da educação e, principalmente, das pessoas”, destacou.

O prefeito também fez um alerta sobre a polarização política no país, classificando o extremismo como prejudicial à sociedade. “Essa divisão política precisa acabar. Não é possível que quem pensa diferente não tenha valor. Isso não é característica do povo brasileiro e acaba impactando diretamente os municípios, onde tudo chega com mais força”, pontuou.

Entre as principais ações de 2025, Vanderlei Canci destacou a continuidade dos investimentos em infraestrutura, incluindo a conclusão do primeiro asfalto rural do município. Outro ponto relevante foi o avanço no projeto turístico ligado à história do Contestado, com a aprovação da construção de um museu, que permitirá a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na área da saúde, o prefeito ressaltou a reabertura do Hospital de Irani, ainda que de forma parcial, como um passo importante para melhorar o atendimento à população. Já na educação, Canci afirmou que houve avanços significativos no aprendizado e na qualidade do ensino ao longo do ano.

Para 2026, a principal prioridade da administração municipal será o desenvolvimento do distrito industrial de Irani. Segundo o prefeito, os trabalhos devem iniciar já no começo do ano. “Nós compramos o terreno há três anos e agora chegou o momento de colocar esse projeto em prática. O desenvolvimento industrial é fundamental para gerar emprego, renda e fortalecer o município”, afirmou.

Por fim, Vanderlei Canci demonstrou preocupação com os impactos da reforma tributária nos municípios, especialmente em relação à mudança na forma de arrecadação e à ampliação da isenção do imposto de renda. “Nós vamos precisar ter muito cuidado com as finanças e nos adaptar a esse novo modelo. Produzimos mais do que consumimos, e isso pode gerar um impacto significativo para a nossa região”, alertou.

Ao encerrar a entrevista, o prefeito agradeceu o espaço e deixou uma mensagem para a população. “Que 2026 seja um ano de compreensão, convivência, paz e saúde para todos nós”, concluiu.


Confira o áudio:





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM