NOTÍCIAS



Concórdia

Destaques do Visão Geral desta terça-feira, dia 30


Meteorologia prevê clima favorável para a agricultura.

Por Paulo Gonçalves
30/12/2025 às 09h18 | Atualizada em 30/12/2025 - 11h34
Compartilhar


Clima - O mês de janeiro deve apresentar um comportamento climático mais favorável para a agricultura, com temperaturas abaixo da média histórica e volumes de chuva acima do normal. A avaliação é do engenheiro agrônomo e meteorologista Ronaldo Coutinho do Prado, em entrevista à reportagem da Rádio Rural.

De acordo com Coutinho, não há indicativos de problemas relacionados à falta de chuva ao longo de janeiro e, possivelmente, também em fevereiro. “As previsões mostram precipitação acima da média e não indicam períodos longos de estiagem. É pouco provável que tenhamos mais de quinze dias consecutivos sem chuva nesse período”, explicou.

Educação - A Secretaria Municipal de Educação de Concórdia encerra o ano de 2025 com avaliação positiva e planejamento definido para o início do próximo ano letivo. As informações foram repassadas pela secretária municipal de Educação, Cássia Bortoli Roncaglio, em entrevista ao programa Visão Geral, da Rádio Rural, na manhã desta segunda-feira, dia 29.

Segundo a secretária, apesar de ter sido um ano desafiador, o trabalho desenvolvido pela equipe garantiu avanços importantes. “Estamos finalizando esse ano de 2025 com muito orgulho. Foi um ano bastante difícil, de muito trabalho, mas a equipe toda se entregou bastante e nós estamos conseguindo finalizar bem o ano na nossa avaliação”, destacou.
Prisões - Na noite de ontem (28), a Polícia Militar prendeu três homens suspeitos de envolvimento em um roubo a um posto de combustíveis localizado na Rodovia Transbrasiliana, no município de Concórdia. A ação rápida das guarnições de serviço diário foi fundamental para a identificação e localização dos autores.

Após o registro do crime, os policiais analisaram imagens de câmeras de monitoramento, que permitiram reconhecer os suspeitos e rastrear o deslocamento deles. Com base nessas informações, as equipes chegaram até o Bairro Bussolaro, onde os indivíduos foram encontrados.

Durante a abordagem, a Polícia Militar apreendeu roupas, capacetes e a motocicleta utilizados na ação criminosa, além de parte do dinheiro subtraído do estabelecimento. Um dos suspeitos foi flagrado ainda vestindo a mesma camisa vermelha observada nas imagens do assalto, o que reforçou os indícios de participação no crime.

Os três detidos, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. A Polícia Militar destacou a importância do uso de sistemas de monitoramento para a elucidação rápida de crimes e a prisão dos responsáveis.
Prisão preventiva - O homem acusado de matar a facadas o motorista Jhonatam Júnior da Silva Novask, de 30 anos, se apresentou à Polícia Civil na companhia de um advogado e está preso preventivamente. Contra ele já havia um mandado de prisão em aberto. O homicídio ocorreu na manhã do último sábado, dia 27, em frente a um posto de combustível no município de Ponte Serrada.

O acusado, um idoso de 65 anos, se apresentou na Delegacia de Polícia de Xanxerê, onde foi ouvido pelas autoridades. Ele deve passar por uma audiência de custódia ainda nesta terça-feira, dia 30, procedimento no qual um juiz avalia a legalidade da prisão e decide pela manutenção ou não da medida.

De acordo com o delegado Vagner Papini, responsável pela investigação, o inquérito está em fase avançada. “Há uma linha de investigação bem sólida, praticamente todos os elementos já foram colhidos, falta fazer algumas oitivas do pessoal que estava no posto, mas dá para se dizer que o caso já está 90% concluído”, afirmou.

Estatísticas - Santa Catarina registrou aumento no número de mortes no trânsito nos últimos três anos, entre 2021 e 2023. Os números acompanham movimento do país, que também teve alta nos óbitos por acidentes desde 2020. Os dados são do Datasus, do Ministério da Saúde, e consideram mortes de pedestres, ciclistas, motociclistas e ocupantes de carros, caminhões e ônibus.

Em 2023, último ano com dados finais disponíveis no Datasus, SC registrou 1.465 mortes por acidentes de trânsito. Foi o maior número registrado desde 2017 no Estado.

Os dados de SC apresentam alta desde 2021. Após um leve recuo em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, os números de óbitos por colisões subiram ou se mantiveram estáveis nos anos seguintes. Os dados mostram uma alta de 7,8% no número de mortes no Estado entre 2020 e 2023.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM