NOTÍCIAS



Geral

Após 14 dias de greve, trabalhadores dos Correios decidem retornar ao trabalho em Concórdia


Decisão do TST garante reajuste salarial, manutenção de direitos e é considerada vitória pelo SINTEC

Por Rafael Martini
31/12/2025 às 05h48 | Atualizada em 01/01/2026 - 11h43
Compartilhar


Após 14 dias de greve, os trabalhadores dos Correios em Concórdia e em todo o país decidiram encerrar o movimento e retornar às atividades a partir desta quarta-feira, dia 31. A decisão ocorre após avanços significativos no julgamento do dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que resultou em decisão favorável à categoria.

Em entrevista à reportagem da Rádio Rural, o presidente do SINTECT – Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina, Silvino Endller, afirmou que a decisão do TST representou uma vitória importante para os trabalhadores. Segundo ele, o julgamento teve placar de oito votos a um favoráveis à categoria.

“Após 14 dias de muita luta e esforço, conseguimos avanços significativos no TST. A decisão foi amplamente favorável aos trabalhadores, o que nos permite retornar ao trabalho com a garantia de direitos importantes”, destacou Endller.

Conforme o presidente do sindicato, foi firmado um acordo coletivo com validade de um ano, diferentemente de negociações anteriores que previam validade bienal. O acordo garante reajuste salarial de 5,13%, com efeito retroativo ao mês de agosto, além da aplicação do mesmo percentual sobre os benefícios.

Outro ponto considerado fundamental pela categoria foi a manutenção do adicional de 70% sobre as férias, benefício que, segundo o sindicato, a empresa inicialmente resistia em conceder. Também ficou definido que os descontos dos dias parados em razão da greve serão parcelados em três vezes, minimizando o impacto financeiro aos trabalhadores.

Além disso, o acordo assegura a manutenção do adicional de 200% para os trabalhos realizados aos domingos e feriados, um dos pontos defendidos pelo sindicato durante as negociações.

“Seguimos firmes na luta, porque sabemos que é somente por meio dela que conseguimos avançar e garantir vitórias para a categoria”, concluiu Silvino Endller.

Com o encerramento da greve, os serviços dos Correios devem ser retomados gradualmente em Concórdia e na região, com normalização das entregas e atendimentos ao longo dos próximos dias.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM