NOTÍCIAS



Geral

'Mini-furacão' vai atingir o Brasil? Entenda a verdade sobre o primeiro ciclone de 2026


Frente fria associada ao primeiro ciclone do ano deve trazer chuvas volumosas em parte do Brasil.

Por Lucas Villiger
09/01/2026 às 08h42 | Atualizada em 09/01/2026 - 09h41
Compartilhar


O primeiro ciclone extratropical de 2026 se aproxima, com formação prevista para o fim desta semana. O meteorologista Leandro Puchalski alerta para a classificação correta do fenômeno e os verdadeiros impactos no Brasil.

Segundo Puchalski, na sexta-feira (9), ocorrerá a formação de um centro de baixa pressão no Centro Norte da Argentina. “Quando isso ocorre, há um comportamento de nuvens muito carregadas. Isso deve se formar na latitude do Rio Grande do Sul”, explica.

"No sábado (10), esse centro de baixa pressão se intensifica e dá origem a um ciclone no Uruguai, na fronteira com o Brasil”. Depois de domingo (11), o ciclone deve seguir para o oceano.

O fenômeno estava sendo erroneamente nas redes sociais como “mini-furacão”. O meteorologista Leandro reforça: “Não existe essa expressão”.

Brasil: impactos do primeiro ciclone de 2026

Durante o fim de semana, uma frente fria associada a esse fenômeno pode provocar tempestades e chuvas volumosas em estados brasileiros.

As instabilidades devem atingir o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que ficam em alerta para alagamentos, transbordamento de rios, rajadas de vento, queda de árvores e outros transtornos.

Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina podem registrar acumulados de chuva de até 100 mm. Em São Paulo, os volumes devem ficar em torno de 50 mm. Em alguns locais, os ventos podem ficar acima de 100 km/h.

 


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM