NOTÍCIAS



Saúde

Casos de dengue em Concórdia, entre 2024 e 2025, tem diminuição surpreendente e atinge mais de 1.700%


Mesmo assim, autoridades de saúde pedem para que moradores continuem fiscalização rigorosa.

Por Ederson Vilas Boas
13/01/2026 às 07h50 | Atualizada em 13/01/2026 - 07h54
Compartilhar


Uma boa notícia que não é para ser comemorada, mas é um alento em se tratando da dengue, uma doença que já acometeu milhares de pacientes em Concórdia em anos anteriores. A doença recuou nos últimos meses no município, conforme números confirmados pela Secretaria de Saúde. De acordo com o relatório divulgado na página da prefeitura, neste dia 12 de janeiro, nenhum caso de dengue foi registrado e, neste momento, seis casos suspeitos aguardam resultado do Laboratório Lacen.

Se forem analisados os números dos dois últimos anos é possível observar a diminuição nos casos. Em 2024 foram confirmadas 2.421 pessoas contaminadas pelo mosquito transmissor. Já em 2025 este número caiu para 140, uma diminuição de mais de 1.700% de um ano para o outro.

O secretário de Saúde, Rudi Zanella, destaca que muito desta queda é devido a conscientização da população e do trabalho do setor de combate a dengue. Ele destaca que, mesmo os números tendo baixado de forma considerável, a orientação é para que cada vez mais as pessoas aumentem a fiscalização em suas residências e empresas.

Já em relação a Chikungunya, o relatório da Secretaria de Saúde não apresenta nenhum caso suspeito ou confirmado neste momento.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM