NOTÍCIAS



Geral

Novo ciclone quebra onda de calor e pode trazer mais de 150mm de chuva ao Brasil


O sistema começa a se formar nesta quinta-feira (15) e impulsiona uma frente fria em direção ao país

Por Lucas Villiger
14/01/2026 às 09h31 | Atualizada em 14/01/2026 - 13h25
Compartilhar


A onda de calor que atua sobre o Brasil já tem data para perder força. A partir da noite desta quinta-feira (15), um novo ciclone deve impulsionar uma frente fria em direção ao país, trazendo de volta chuvas intensas e volumosas a diversas regiões, segundo previsões do Meteored.

O novo ciclone vai se deslocar pelo Sul da América do Sul e já provoca, nesta quinta-feira, aumento da nebulosidade e chuvas fracas sobre o Rio Grande do Sul.

Ao longo da manhã de sexta-feira (16), a atuação do novo ciclone deve intensificar as precipitações no estado gaúcho, com avanço da chuva para Santa Catarina e Paraná durante a tarde. Até o fim da semana, são esperados acumulados superiores a 100mm na região Sul, especialmente no Oeste do RS, SC e PR.

Novo ciclone também provoca chuva forte no Sudeste

No Sudeste, os efeitos do novo ciclone devem favorecer pancadas de chuva em São Paulo, em áreas de Minas Gerais — com destaque para o Alto Paranaíba e o Sul do estado — e no Rio de Janeiro, incluindo o Sul Fluminense e a Região Metropolitana da capital, indica o Meteored.

No Sul e no Oeste de Minas Gerais, os volumes podem chegar a 150mm de chuva. Acumulados acima de 100mm também são esperados em São Paulo, entre o litoral sul, a Região Metropolitana e o Vale do Paraíba, além do extremo sul do Rio de Janeiro, que já registrou temperaturas máximas de 40°C em 2026.

Chuva ganha força no Centro-Oeste

No Centro-Oeste, pancadas de chuva seguem ocorrendo de forma isolada ao longo da semana. No entanto, a partir de sábado (17), a influência indireta do novo ciclone aumenta a instabilidade, elevando de forma significativa a chance de chuva mais intensa sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.

Ventos oceânicos aumentam a chuva no Nordeste

No Nordeste, a chuva não está associada diretamente ao novo ciclone, mas à circulação de ventos úmidos vindos do oceano.

De acordo com o Climatempo, a costa leste da região deve registrar chuva nos próximos dias, com momentos de precipitação mais intensa.

O litoral da Bahia e de Pernambuco entra em alerta já nesta quarta-feira (14), com aumento da instabilidade. No interior nordestino, porém, o tempo segue firme. A atuação de uma massa de ar mais seco mantém o calor intenso, com temperaturas que podem ultrapassar os 35°C.

Norte segue com risco de temporais

Nesta quarta-feira, pancadas de chuva moderadas a fortes atingem Amazonas, Acre, Rondônia e áreas do oeste e norte do Tocantins.

Há risco de temporais no noroeste do Amazonas, na metade leste de Rondônia e entre o leste do Pará e o norte do Tocantins.

As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no norte de Roraima e no nordeste do Pará. O tempo segue abafado nessas áreas, segundo o Climatempo.

 


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM