NOTÍCIAS
Geral
Novo ciclone quebra onda de calor e pode trazer mais de 150mm de chuva ao Brasil
O sistema começa a se formar nesta quinta-feira (15) e impulsiona uma frente fria em direção ao país
O novo ciclone vai se deslocar pelo Sul da América do Sul e já provoca, nesta quinta-feira, aumento da nebulosidade e chuvas fracas sobre o Rio Grande do Sul.
Ao longo da manhã de sexta-feira (16), a atuação do novo ciclone deve intensificar as precipitações no estado gaúcho, com avanço da chuva para Santa Catarina e Paraná durante a tarde. Até o fim da semana, são esperados acumulados superiores a 100mm na região Sul, especialmente no Oeste do RS, SC e PR.
Novo ciclone também provoca chuva forte no Sudeste
No Sudeste, os efeitos do novo ciclone devem favorecer pancadas de chuva em São Paulo, em áreas de Minas Gerais com destaque para o Alto Paranaíba e o Sul do estado e no Rio de Janeiro, incluindo o Sul Fluminense e a Região Metropolitana da capital, indica o Meteored.
No Sul e no Oeste de Minas Gerais, os volumes podem chegar a 150mm de chuva. Acumulados acima de 100mm também são esperados em São Paulo, entre o litoral sul, a Região Metropolitana e o Vale do Paraíba, além do extremo sul do Rio de Janeiro, que já registrou temperaturas máximas de 40°C em 2026.
Chuva ganha força no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, pancadas de chuva seguem ocorrendo de forma isolada ao longo da semana. No entanto, a partir de sábado (17), a influência indireta do novo ciclone aumenta a instabilidade, elevando de forma significativa a chance de chuva mais intensa sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.
Ventos oceânicos aumentam a chuva no Nordeste
No Nordeste, a chuva não está associada diretamente ao novo ciclone, mas à circulação de ventos úmidos vindos do oceano.
De acordo com o Climatempo, a costa leste da região deve registrar chuva nos próximos dias, com momentos de precipitação mais intensa.
O litoral da Bahia e de Pernambuco entra em alerta já nesta quarta-feira (14), com aumento da instabilidade. No interior nordestino, porém, o tempo segue firme. A atuação de uma massa de ar mais seco mantém o calor intenso, com temperaturas que podem ultrapassar os 35°C.
Norte segue com risco de temporais
Nesta quarta-feira, pancadas de chuva moderadas a fortes atingem Amazonas, Acre, Rondônia e áreas do oeste e norte do Tocantins.
Há risco de temporais no noroeste do Amazonas, na metade leste de Rondônia e entre o leste do Pará e o norte do Tocantins.
As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no norte de Roraima e no nordeste do Pará. O tempo segue abafado nessas áreas, segundo o Climatempo.
Fonte: ND+
VEJA TAMBÉM
13/01/2026 - Geral - 08h
12/01/2026 - Geral - 13h
12/01/2026 - Geral - 08h
11/01/2026 - Geral - 00h
10/01/2026 - Geral - 12h
10/01/2026 - Geral - 05h








