NOTÍCIAS



Geral

Como novo ciclone vai ‘bagunçar’ o tempo em 14 estados do Brasil a partir desta quinta (15)


Instabilidade avança pelo país e coloca Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta.

Por Lucas Villiger
15/01/2026 às 09h34
Compartilhar


A passagem do novo ciclone extratropical entre o Uruguai, Paraguai e o norte da Argentina, aliado a uma frente fria, promete intensificar a instabilidade do tempo no Brasil a partir desta quinta-feira (15).

O ciclone não deve passar exatamente sobre o território brasileiro, mas influencia diretamente o Sul do Brasil e organiza a umidade em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, aumentando o risco de chuvas fortes, tempestades, ventania e descargas elétricas.

Segundo o INMET, 14 estados estão em alerta para chuvas intensas e tempestades: SC, PR, SP, MG, MS, MT, GO, RO, AP, AC, AM, PA, TO e MA.

A maior probabilidade de chuvas e tempestades está para a região Sul e Sudeste, especialmente a faixa entre Criciúma (SC) e Londrina (PR) e todo o estado de São Paulo, além do sul de Minas e Triângulo Mineiro. Nessas áreas, há potencial para temporais com raios, rajadas de vento e volumes elevados em poucas horas.

Novo ciclone aumenta risco de chuva forte nesta quinta (15)

Região Sul: alerta para tempestades entre o sul de Santa Catarina e o norte do Paraná, com chuva volumosa, trovoadas e ventos fortes. O amanhecer será com céu encoberto e com instabilidades que se intensificam no período da tarde.

Região sudeste: em São Paulo está previsto pancadas de chuva desde o fim da manhã, com tempestades à tarde, inclusive na capital, Vale do Paraíba e interior (Botucatu). Em Minas Gerais terá chuvas fortes no sul do estado e Triângulo Mineiro, avançando para áreas de Goiás com risco de alagamentos e enxurradas.

Centro-Oeste: a previsão indica chuva moderada a forte em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso, com potencial para provocar transtornos como alagamentos, enxurradas e queda de galhos. Em Goiás, as instabilidades se concentram principalmente no sul do estado, onde há risco de pancadas mais intensas ao longo do dia.

Região Norte: há previsão de chuvas intensas e trovoadas em Rondônia, no interior do Amazonas e no Acre. No Pará, a chuva perde força em alguns pontos ao longo do dia, mas o tempo segue encoberto e com possibilidade de pancadas.

O Amapá e o Tocantins também ficam em atenção, com pancadas frequentes e risco de temporais.

Nordeste: o Maranhão está em alerta para chuvas intensas e tempestades isoladas.

O que esperar ao longo do dia

Manhã: céu encoberto em grande parte do Sul, Sudeste, leste/norte do Centro-Oeste e Norte, com chuvas moderadas em pontos de MG e sudoeste do PA.

Tarde: pico de instabilidade — pancadas generalizadas de Norte a Sul, com tempestades no Sul e Sudeste.

Noite: manutenção das áreas de chuvosas, especialmente onde os temporais se organizarem.

Entre os principais riscos associados à atuação do ciclone e da frente fria estão alagamentos e enxurradas, especialmente em áreas urbanas, além de queda de árvores e galhos devido às rajadas de vento.

Também há risco elevado de descargas elétricas (raios) e ventos fortes durante as tempestades, assim como deslizamentos em áreas de encosta, principalmente onde o solo já está encharcado.


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM